EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5053
Tipo: Artigo
Título: UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTALPARA EXTRAÇÃO DE AREIA EM LEITO DE RIO
Autor(es): SILVA, Hermam Vargas
Abstract: Este trabalho resulta da demanda por informações de desempenho ambiental para extrações de areia por dragagem. Quer aliar o desenvolvimento de um sistema de indicadores ambientais, com uma prática de gestão inovadora. Como objetivo geral apresenta um conjunto de indicadores de avaliação de desempenho ambiental, elaborando diretrizes que devem ser respondidas e/ou observadas, compondo um relatório ou informe ambiental da situação. Utilizou-se consultas em documentos, bibliografias e experiências relatadas. Apresenta um conjunto de 8 (oito) áreas de indicadores (política ambiental, sistema de gestão ambiental, sistema de gestão de risco, conformidade legal, administração do produto, desempenho financeiro, desenvolvimento ambiental e critérios contábeis) que se apresentam sob a forma de itens e são discutidos, relatando a situação da ambiental da empresa. Ao final estabelece que as empresas analisadas estão na primeira fase (reativa).
Palavras-chave: Desempenho ambiental
Gestão ambiental
Indicador de desempenho ambiental
Mineração de areia
Pequena mineração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5053
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
hermam_vargas_silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)107.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.