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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5045
Tipo: | Artigo |
Título: | PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Autor(es): | RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino |
Abstract: | O presente trabalho objetivou analisar a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, especificamente frente às exigências propostas pela LDB nº. 9394/96 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação como a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado são compreendidos e vivenciados nos cursos de formação inicial de docentes. O estudo e a reflexão envolvendo esses componentes curriculares a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que devemos possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas, campo de estágio. Nesta perspectiva à contribuição deste trabalho está em discutir uma proposta que considero inovadora no processo de formação de professores, pois apresenta como eixos articuladores as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, expressando a possibilidade de uma formação docente que extrapole as balizas colocadas pelas concepções tradicional e técnica do fazer docente e que propicie ao futuro professor (re)significar os seus saberes docentes e compreender o significado de ser professor. Dessa forma, nesta pesquisa verificou-se como o curso de Pedagogia, especificamente o do Centro Universitário de Maringá, adequou a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores e o quanto esses componentes curriculares contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica, especificamente dos acadêmicos que já atuam como professores da educação básica. A escolha por essa instituição de ensino e por esse curso se deve ao fato de que, enquanto professora responsável pela formação de professores nesta instituição, vivenciamos os limites e possibilidades da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado constituírem os eixos articuladores da relação teoria e prática na formação dos futuros professores da educação básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optei por uma abordagem de cunho qualitativa, sendo realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da instituição analisada. A análise desses documentos permitiram identificar o quanto a Prática de Ensino e o Estágio são concebidos como um espaço e tempo que possibilitou mudanças, aprendizados, ressignificou a prática pedagógica e permitiu redescobrir a dimensão social de ser professor, principalmente daqueles que já atuam como docentes da educação básica. |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Prática de ensino Formação Professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5045 |
Data do documento: | 25-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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gislene_miotto_catolino_raymundo.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011) | 141.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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