01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/504
Tipo: Dissertação
Título: Uso de plantas medicinais por idosos frequentadores do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranense (CISAMUSEP)
Autor(es): PEREIRA, Alexandre Rocha Alves
Primeiro Orientador: CORTEZ, Lucia Elaine Ranieri
metadata.dc.contributor.advisor-co1: VELHO, Ana Paula Machado
Resumo: Objetivou-se verificar a prevalência e uso tradicional de plantas medicinais pelos idosos. Estudo quantitativo, exploratório-descritivo realizado de novembro 2012 a fevereiro de 2013. Foram aplicados 351 questionários semi-estruturados contendo informações sócio-demográficas e questões relacionadas às plantas. Foi relatado o uso em 78,4% sendo as mais citadas em ordem decrescente: hortelã, boldo, erva doce, melissa e camomila. A maioria recebe uma renda mensal de um salário mínimo e adquirem as plantas em quintais. Com relação ao motivo de uso, 33,30 % afirmaram “não fazer mal à saúde”, sendo que muitos indicavam o uso de plantas medicinais para outras pessoas. A maioria dos idosos utiliza-se das plantas de forma segura, sendo estas presentes no cotidiano desta população como uma forma terapêutica. A orientação por profissionais da saúde quanto às plantas medicinais proporcionaria um acesso a informações importantes, já que muitos as utilizam como opção de baixo custo na melhora de suas enfermidades.
Palavras-chave: Plantas Medicinais
Idosos
Uso Popular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/504
Data do documento: 29-Jul-2013
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRE ROCHA ALVES PEREIRA.pdfDissertação782.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.