EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5036
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM FERTILIZANTE BIOLÓGICO SOBRE ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO
Autor(es): BELLINI, Gabriel
SCHMIDT FILHO, Edison
MORESKI, Humberto Misdei
Abstract: Baseada no intenso uso de produtos de alto custo financeiro e altamente poluidores, cresce na agricultura a necessidade de sistemas que aumentam a produtividade e qualidade do produto, preservando o meio ambiente e que promova uma melhora nos atributos físicos e químicos do solo. O trabalho foi realizado na fazenda experimental do Cesumar situada no município de Maringá PR, com o objetivo de se testar a influencia de doses crescentes (0; 50; 100; 150; 300 l ha-1) de um fertilizante biológico obtido a partir de uma compostagem liquida com a adição de esterco bovino, água e o produto misturados em uma caixa de mil litros, sobre as algumas características físicas e químicas do solo de uma área experimental onde foi cultivado arroz (Oriza sativa). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições. Em cada parcela foram realizadas determinações de pH, P, MO presentes no solo, foi feita estimativa de propriedades físicas do solo a partir de amostras não deformadas. Os dados foram testados para a normalidade e homogeneidade, analisados por meio de analise de variância e posteriormente teste de Tukey a 5%. A aplicação do biofertilizante contribuiu para a manutenção do ph, aumento da disponibilidade de P no solo e para o incremento de matéria orgânica, concluindo que o produto pode ser uma alternativa viável de fertilização do solo, ainda que para a comprovação sejam necessários estudos mais detalhados que já estão em desenvolvimento na mesma área experimental.
Palavras-chave: Biofertilizante
Biotecnologia
Descompactação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5036
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabriel_bellini.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)112.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.