EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5029
Tipo: Artigo
Título: A ARTE DE ENVELHECER NA ÓTICA DOS ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ARAUJO, Juliane Pagliari
ELER, Gabrielle Jacklin
ASSUNÇÃO, Rosana Cláudia de
Abstract: O objetivo do presente estudo foi descrever um relato de experiência, sobre a construção de bonecos que refletem no processo de envelhecimento na ótica dos alunos. Trata-se de um estudo descritivo sobre a vivência do processo de envelhecimento à 18 atores discentes do curso técnico em enfermagem no componente curricular de saúde do idoso, do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina. O trabalho foi desenvolvido entre os meses agosto e setembro de 2018. Primeiramente foi realizada uma discussão sobre o envelhecer com qualidade de vida e lançado alguns questionamentos para os alunos sobre o processo de envelhecimento. Após a reflexão, os discentes foram orientados a construir um boneco, utilizando diversos materiais recicláveis, e que refletisse à sua velhice. Foi elaborado então, um painel com todos os bonecos e exposto para a comunidade acadêmica, a fim de fomentar uma discussão sobre envelhecimento com qualidade de vida. Por meio da análise dos bonecos produzidos, os alunos revelaram sentimentos como medo de envelhecer, ansiedade, mas também pensar sobre como estão cuidando da sua saúde e de como é o relacionamento deles com pessoas idosas. Da experiência, foi mais evidenciada a reflexão de como cuidar do próximo sem cuidar de si mesmo, seja da saúde física ou mental. Contudo, essa atividade facilitou o processo ensino aprendizagem sobre a temática do envelhecimento enriquecendo a visão dos alunos enquanto futuros profissionais do cuidado, não só cuidando do outro mais também como e necessário cuidar de si mesmos para o envelhecimento saudável.
Palavras-chave: Envelhecimento
Qualidade de vida
Idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5029
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cesar Junior Aparecido de Carvalho.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)176.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.