EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5008
Tipo: Artigo
Título: ALTERAÇÕES NO EPITÉLIO DO INTESTINO MÉDIO DE PUPA DE Ceraeochrysa claveri (Navás, 1911) (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE) ALIMENTADA NA FASE DE LARVA COM OLÉO DE NIM (Azadirachta indica, A. Juss)
Autor(es): SCUDELER, Elton Luiz
SANTOS, Daniela Carvalho dos
Abstract: Os efeitos da ingestão do óleo de nim na fase larval sobre o epitélio pupal do intestino médio de Ceraeochrysa claveri foram avaliados a nível histológico e ultra estrutural. Ovos de Diatraea saccharalisforam imersos em soluções de 0,5; 1 e 2% de óleo de nim e posteriormente oferecidos como alimento para larvas de C. claveri durante toda fase larval. O intestino médio de pupas com 5 dias foram coletados e processados para análise em microscopia de luz e microscopia eletrônica de varredura (MEV), sendo constatado alterações no formato celular e nuclear das células colunares, além de alterações na distribuição das microvilosidades apicais, assim como maior presença de protusões citoplasmáticas, além do rompimento da membrana plasmática apical. Deste modo, a ingestão do óleo de nim mostrou-se tóxica, causando alterações dose dependentes no epitélio pupal de C. claveri.
Palavras-chave: Crisopídeo
Morfologia
Ultraestrutura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5008
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elton_luiz_scudeler.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)344.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.