EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5007
Tipo: Artigo
Título: A PESQUISA CIENTÍFICA PELO E SOBRE O SERHUMANO: IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS
Autor(es): CAZORLA, Elisa Munhoz
RAPCHAN, Eliane Sebeika
Abstract: As pesquisas científicas em diversas áreas são elaboradas por pesquisadores e têm como argumento central seu objeto de estudo que, direta ou indiretamente, está relacionado à pessoas. Muitas vezes, essas pesquisas procuram a intervenção nos mais diferentes meios sociais. Este encontro pode ter resultados satisfatórios para ambos, pesquisador e pesquisado, ou também pode provocar incômodos e/ou frustrações. Para que a pesquisa científica alcance seus objetivos e traga desenvolvimento acadêmico ou social, algumas considerações sobre o objeto de estudo devem ser do conhecimento do pesquisador e sua prioridade. Saber quem é o objeto e o seu contexto social, econômico, cultural e histórico é indispensável para o sucesso da pesquisa. Desde o descobrimento do continente americano, sabemos do interesse em se determinar categorias para definir a espécie humana. Darwin, com seu livro A Origem das Espécies(1859), provocou o pensamento da época e tem sido, até nossos dias, essencial para o pensar sobre nossa espécie. As Ciências Humanas, especificamente a Antropologia, e várias áreas das Ciências Biológicas, tem como objeto de estudo o ser humano e seu comportamento e ambas buscam encontrar características universais que definam a espécie humana e a diferencie das outras espécies de animais não humanos. O diálogo entre as Ciências Humanas e as Ciências Biológicas poderá contribuir na busca por uma maior compreensão sobre a espécie humana. O objetivo deste trabalho é discutir e pensar em como intervir nas relações sociais, econômicas e culturais do ser humano para que os projetos sejam eficazes e seus objetivos alcançados.
Palavras-chave: Antropologia
Darwinismo
Pesquisa
Ser humano
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5007
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elisa_munhoz_cazorla.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)153.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.