EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5006
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E PREVALÊNCIA DE DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM IDOSOS DE UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE EM MARINGÁ-PARANÁ
Autor(es): OLIVEIRA, Elimary Francelino de
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: O indivíduo idoso é particularmente suscetível a alterações do estado nutricional em função das modificações físicas, fisiológicas, metabólicas e psicológicas que ocorrem com o envelhecimento. Da mesma forma, o risco de desenvolver doenças não transmissíveis (DNTs ) tende a aumentar conforme os indivíduos envelhecem. O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado nutricional e a prevalência de doenças não transmissíveis em idosos de um grupo da terceira idade em Maringá-PR. O estado nutricional foi determinado pelo índice de massa corporal (IMC) e a prevalência de DNTs pelo relato do idoso em relação ao diagnostico médico. O estudo foi transversal com coleta de dados primários. Foram avaliados 70 idosos (idade ≥ 60 anos), de ambos os sexos. A maioria (51,4%) dos idosos apresentou peso adequado, 30,0% baixo peso, 11,4% excesso de peso e 7,1% obesidade. Quanto a prevalência de DNTs, 20,0 % dos idosos relataram não apresentar nenhuma DNTs, 28,6% a presença de uma DNTs, 24,3% duas, 17,1 % três e 10,0 % relataram apresentar quatro ou mais DNTs. As DNTs mais relatadas, pelos idosos, foram a hipertensão arterial, dislipidemias e diabetes, correspondendo a 28,1%, 23,6% e 14,9% dos relatos, respectivamente. Os resultados retratam a necessidade de acompanhamento destes indivíduos.
Palavras-chave: Avaliação nutricional
Doença crônica cão transmissível
Idoso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5006
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elimary_francelino_oliveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)132.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.