01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC DIREITO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/500
Tipo: Artigo
Título: Os maiores de 70 anos e o regime obrigatório de separação de bens no casamento: proteção ou desrespeito aos direitos do idoso?
Autor(es): MAGALHÃES, Steven Ferdinando Melo
Primeiro Orientador: TANAKA, Lucas Yuzo Abe
Abstract: A Constituição Federal de 1988, bem ainda as leis infraconstitucionais, tais como a Lei 8.842 de 04 de janeiro de 1994 e o Estatuto do Idoso, traz disposições jurídicas para a proteção dos idosos. Recentemente, tem-se discutido o aumento na longevidade, a maior qualidade de vida, mas também um maior índice de idosos sem filhos. Como sujeitos protegidos constitucionalmente e observando o processo de envelhecimento e mudanças no Brasil, o art. 1.641, inciso II do Código Civil de 2002 levanta questões não somente atuais como futuras. A obrigatoriedade de regime de separação total de bens para idosos maiores de 70 anos chama a atenção. O objetivo geral deste trabalho de revisão de literatura, por conseguinte foi desenvolver estudo sobre o regime de separação de bens no casamento para idosos maiores de 70 anos definido no art. 1.641, inciso II do Código Civil de 2002 analisando o que isso significa de desrespeito aos direitos dos idosos. A pesquisa realizada demonstrou que, o art. 1.641, inciso II refere direitos constitucionais como igualdade, dignidade, liberdade e intimidade dos idosos. Traz um tratamento diferenciado considerando a idade como critério, mesmo quando o idoso seja capaz e lúcido. Somente no caso de casamento precedido de união estável é que não existe esta obrigatoriedade. Fere a Constituição, bem como Política Nacional do Idoso na Lei n. 8.842 de 04 de janeiro de 1994 e o Estatuto do Idoso de 2003.
Palavras-chave: Casamento
Idosos septuagenários
Inconstitucionalidade
Regime de bens
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/500
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:DIREITO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Steven Ferdinando Melo Magalhaes.pdfpdf265.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.