EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4987
Tipo: Artigo
Título: ERGONOMIA: ATIVIDADES QUE COMPROMETEM A SAÚDE DO TRABALHADOR
Autor(es): KASSADA, Danielle Satie
LOPES, Fernando Luis Panin
KASSADA, Daiane Ayumi
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi abordar a ergonomia avaliando os problemas decorrentes do mau uso e da não implementação da ergonomia no ambiente de trabalho, citando algumas práticas para solucionar e/ou amenizar esses fatores adversos. Este artigo apresenta um estudo de cunho bibliográfico que objetivou levantar a produção bibliográfica internacional e nacional sobre os principais riscos que comprometem as atividades e a saúde do trabalhador. Sendo também avaliado as principais intervenções que são realizadas para evitar ou amenizar o distúrbio físico. Os principais riscos podem ocorrer a curto, médio e longo prazo, dependendo do sistema a que estes indivíduos estão expostos. É importante observar as condições de trabalho e os sintomas mais frequentes que o trabalhador possa apresentar, pois esses fatores são sintomas de um ambiente de trabalho não ergonômico e que pode trazer prejuízos tanto a saúde do trabalhador quanto a produtividade da empresa.
Palavras-chave: Biomecânica
Engenharia Humana
Saúde do trabalhador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4987
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danielle_satie_kassada.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)118.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.