EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4982
Tipo: Artigo
Título: CASTRAÇÃO QUÍMICA COMO TRATAMENTO AOS PEDÓFILOS
Autor(es): SILVA, Camila Cortellete Pereira da
PINTO, Daniela Devico Martins
ROCHA, Magnéia Magalhães Souza da
VAZ, Vitória Zanutto
MILANI, Rute Grossi
MAINARDES, Sandra Catelan
Abstract: A literatura tem apontado que a pedofilia consiste em um distúrbio de conduta sexual considerado uma perversão sexual de caráter compulsivo e obsessivo, apresentado por adultos com uma atração sexual, exclusiva ou não, por crianças ou adolescentes. Por meio de uma revisão de literatura procurou-se identificar em que consiste o método da castração química, suas consequências físicas e psicológicas para o indivíduo. Um dos fármacos que possui maior eficácia sobre o efeito de castração é o Depo- Provera®, pois é um tratamento reversível, que tem como princípio inibir o ímpeto dos sujeitos. Este artigo tem como objetivo caracterizar o pedófilo em relação aos aspectos psicológicos e o mecanismo de ação do medicamento Depo- Provera® sugerido para este tipo de tratamento e intervenção, bem como seus benefícios e malefícios.Suas injeções causam a diminuição das tendências agressivas e desencoraja as fantasias e obsessões sexuais.Desta forma, é evidente que a castração química não resolva o problema do crime nem do criminoso, pois existem outros meios para o pedófilo praticar o ato, pois se trata de um desvio de conduta, estando na mente e não nos órgãos sexuais. A castração pune o criminoso, mas não melhora a sua estrutura psicológica. O pedófilo precisa de tratamento para sua mente desorganizada, através de reeducação sócio- educativa e psicoterapia no sistema prisional, voltado a promover o desenvolvimento de recursos psíquicos que favoreçam novas possibilidades de reinserção social, após o cumprimento da pena pelo crime cometido.
Palavras-chave: Pedofilia
Pedófilo
Castração química
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4982
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniela_devico_martins_pinto.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)155.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.