EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4981
Tipo: Artigo
Título: O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO
Autor(es): COSTA, Daniel Lula
Abstract: Na Idade Média a ideia de Inferno foi muito divulgada pelo discurso religioso cristão. Entre o século XI e o século XV, este ambiente tornou-se homogêneo e adquiriu força na mentalidade da sociedade medieval. Por meio da distribuição de informações,diversos foram os meios nos quais o inferno foi representado e documentado. Tanto nas pinturas de Giotto, Bosch,Sandro Botticelli como nas narrativas medievais possuímos uma representação do Inferno instituído. Na Idade Média a obra literária que se destacou foi a Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no início do século XIV.A obra foi dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Aquela que mais nos interessa é a primeira:o Inferno.Dante divide este ambiente em nove círculos infernais diferenciados pelos pecados, punições e demônios. Nossa pesquisa visa estudar a instituição do Inferno Dantesco e de seus círculos.Como referencial teórico utilizaremos as ideias do sociólogo Peter Berger, por meio dos conceitos de exteriorização, objetivação e interiorização.
Palavras-chave: Instituição
Inferno
Medievo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4981
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniel_lula_costa3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)140.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.