EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4964
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO EXTRATO DE PELARGONIUM SIDOIDES (EPS 7630) NO HEMOGRAMA DE CÃES EM TRATAMENTO DE TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL
Autor(es): SAKAMOTO, Bruna Yumi
SILVA, Heloisa Celis da
PAOLOZZI, Rodrigo Jesus
ALVARES, Alessandra Aparecida Alça
Abstract: Considerado uma neoplasia indiferenciada das células redondas de ocorrência comum, o tumor venéreo transmissível canino é provocado por vírus.A quimioterapia com o uso da Vincristina tem sido o tratamento de escolha para os casos de TVT. O quimioterápico afeta o sistema nervoso do animal entre outras consequências também é tóxico, carcinogênico e mutagênico gerando risco ao manipulador. O fitoterápico extrato de Pelargonium sidoides (EPs 7630) tem a propriedade de melhorar a função imunológica em vários níveis e aumentar o número de leucócitos polimorfonucleares fagociticamente ativos. Foram avaliados 5 cães com citologia positiva para TVT, atendidos na rotina do Hospital Veterinário do Cesumar. Todos os animais receberam Pelargonium sidoides (EPs 7630) na dose de 1 gota/kg a cada 12 horas durante todo o tratamento quimioterápico (30 dias). Os animais foram submetidos a hemograma em cada seção, avaliando o número de leucócitos totais com ênfase em neutrófilos. De acordo com os valores obtidos, houve oscilação entre queda e aumento no número de leucócitos totais, não havendo influencia significativa para a mantença destes valores em níveis favoráveis para que o número de seções quimioterápicas fosse reduzido.
Palavras-chave: Fitoterápico
Hemograma
Quimioterápico
Neutropenia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4964
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bruna_yumi_sakamoto_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)114.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.