EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4952
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA AÇÃO ANTIINFLAMATÓRIA DO EXTRATO BRUTO DEPereskia aculeata EM CAMUNDONGO
Autor(es): BERNARDELLI, Angélica Karina
REIS, Jader Antonielo de Oliveira
KRZYZANIAK, Letícia Maria
AMARAL, Valéria do
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação antiinflamatória, através de modelo de experimentação animal, do extrato bruto de Pereskia aculeata. Visando a realização de pesquisas futuras, tais como o desenvolvimento de formulações tópicas contendo extratos da mesma, para testar o que está sendo apresentado. Para tanto, foi utilizado a metodologia do edema em orelha induzido por óleo de cróton. O agente testado foi utilizado nas concentrações de 2,5mg, 5mg, 10mg 20mg aplicados via tópicalogo após o uso do agente flogístico. A dexametasona 0,1 mg foi utilizada como controle positivo e a cetona/óleo de cróton como controle negatico. Os resultados foram enviados para análise estatística (ANOVA e Tukey’s Test) onde somente o grupo de animais tratados com dexametasona 0,1 mg apresentou resultado significativo (p<0,05) em comparação com o grupo óleo de cróton. Conclui-se então que Pereskia aculeata não apresentou resultados significantes (p>0,05) quando comparados ao grupo tratado com o agente inflamatório, e dexametasona, porém ainda é necessária a realização de outros testes para que se possa validar ou não a ação antiinflamatória da planta.
Palavras-chave: Ação antiinflamatória
Pereskia aculeata
Óleo de cróton
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4952
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angelica_karina_bernardelli.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)126.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.