EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4951
Tipo: Artigo
Título: LIGNIFICAÇÃO DE RAÍZES DE SOJA (Glycine max L.Merril)SUBMETIDAS AO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA
Autor(es): PARIZOTTO, Angela Valderrama
BUBNA, Gisele Adriana
FERRARES, Maria de Lourdes Lucio
FERRARESE FILHO, Osvaldo
Abstract: Plantas superiores regularmente liberam compostos orgânicos no ambiente. Estes compostos acumulam-se no solo e influenciam o crescimento e o desenvolvimento das plantas vizinhas, com efeitos positivos e/ou negativos, em um fenômeno chamado alelopatia. No solo, estes compostos aleloquímicos podem ser rapidamente absorvidos por outras plantas, e eventualmente, causarem danos ao crescimento das raízes, e inibição do crescimento da plântula. Benzoxazolinona é um aleloquímico presente em muitas monocotiledôneas e possui alta fitotoxicidade, interferindo na germinação, na divisão celular, no metabolismo e inibição do crescimento de plantas superiores. A fenilalanina amônia liase (PAL) é a primeira enzima na rota de formação dos polímeros de lignina, sendo um ponto importante de regulação dessa via.Neste contexto, os efeitos da 2-benzoxazolinona (BOA) no crescimento, atividade da PAL além dos teoresde lignina foram analisados nas raízes de soja. As sementes foram germinadas por 3 dias e as plântulas obtidas cultivadas em câmara (por 24 h) em solução nutritiva (0,25 a 1mM de BOA), a 25 ºC com aeração.Após a exposição das raízes em soluções, contendo ou não 2-benzoxazolinona (BOA), foi determinado o crescimento, atividade da PAL e a quantidade de lignina. Os resultados demonstraram que o aumento da concentração de 2-benzoxazolinone é proporcional a redução do crescimento em plantas de soja, redução do teor de lignina e da atividade da enzima fenilalanina amônia-liase (PAL).
Palavras-chave: Alelopatia
Benzoxazolinona
Fitotoxicidade
Lignina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4951
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angela_valderrama_parizotto_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)212.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.