EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4949
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DO ALELOQUÍMICO 2-BENZOXAZOLINONA NA ATIVIDADE FOTOSSINTÉTICA DE PLANTAS DE SOJA (Glycine Max L.Merrill)
Autor(es): PARIZOTTO, Angela Valderrama
FOLETTO, Marcela de Paiva
BIDO, Graciene
FERRARESE FILHO, Osvaldo
Abstract: A alelopatia é um fenômeno que ocorre amplamente na natureza como um dos mecanismos pelos quais algumas plantas podem interferir em suas vizinhas de diversas formas. O 2-Benzoxazolinone (BOA) é um aleloquímico presente em muitas monocotiledôneas e possui alta fitotoxicidade, interferindo na germinação, na divisão celular, no metabolismo e inibição do crescimento de plantas superiores, encontrado principalmente em cereais, atuando como fator de resistência a doenças microbianas, a insetos e como um potencial aleloquímico. Plantas de soja incubadas em sistemas de foto período, aeração e temperatura controlados foram expostas ao aleloquímico 2-Benzoxazolinone na concentração de 0,5 mM no 12º dia de cultivo. Em dias consecutivos (14º, 16º, 18º e 20º dias) foram feitas análises relacionadas à capacidade de fotossíntese da planta com um analisador de gás por infra- vermelho (IRGA) acoplado a um medidor de fluorescência da clorofila a. Ao final do experimento (22º dia), variáveis biométricas foram mensuradas (comprimento de raiz, caule e cálculo de área foliar). A partir destas análises, resultados demonstraram que BOA apresenta um efeito prejudicial para o desenvolvimento da soja, principalmente nos períodos iniciais de exposição. Sendo que a suspensão do uso promove a recuperação de alguns índices, o que permite inferir que a BOA pode ser usada como um herbicida natural com pequenos efeitos residuais.
Palavras-chave: 2-Benzoxazolinona
Fitotoxicidade
Fotossíntese
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4949
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angela_valderrama_parizotto_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)158.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.