Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4941
Tipo: | Artigo |
Título: | ESCOLA PARA SURDOS –QUE INCLUSÃO É ESSA? |
Autor(es): | ASSIS, André William Alves de |
Abstract: | Vivemos em um momento sócio- histórico em que a educação dos surdos ainda é alvo de diversas discussões, o que se repetiu durante toda a história desse povo. Felizmente a história evolui e hoje a discussão vai além de se questionar se o surdo pode o não aprender, uma vez que diversos estudos que consideram o aprendizado, a cognição e a Língua de Sinais mostram que sim; a discussão está em definir “Onde”esses sujeitos devem aprender e,com o advento da inclusão, diversas são as propostas para que os surdos tenham seu espaço dentro da comunidade escolar. Neste trabalho, faremos um percurso histórico da história dos surdos desde a antiguidade até nossa atualidade, no Brasil e no mundo, o que nos permite observar qual o real e atual papel da escola que se diz inclusiva.A análise de uma reportagem sobre inclusão nos possibilitou observar como o surdo, sujeito de sua história, é subjetivado nos diversos discursos que se contrastam entre antiguidade e modernidade, exclusividade e inclusão. A concepção clínico- patológica da surdez se sobressai nos diversos discursos da reportagem, o que nos permitiu observar como os diversos enunciados destacados na reportagem fazem um percurso pela história, subjetivando os sujeitos surdos na busca pela construção de uma imagem positiva do colégio. A proposta da entrevista era mostrar uma escola inclusiva, o que de fato nos chamou atenção; porém, no decorrer do vídeo, o que vemos é uma escola que oferece a possibilidade de socialização entre os surdos, o ensino da Libras como língua materna e o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, o que para nós, de fato, não a classifica como inclusiva. Quem fala sobre os alunos são seus pais, são seus professores, diretores e não os próprios alunos; os poucos que a reportagem permitiu ter voz simplesmente reproduzem o discurso de seus professores.Para nós, não há como falar em inclusão em uma escola que não é inclusiva. |
Palavras-chave: | Surdos Inclusão Escola Reportagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4941 |
Data do documento: | 25-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
andre_william_alves_assis.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011) | 142.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.