EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4939
Tipo: Artigo
Título: NÚMERO DE RAMOS PLAGIOTRÓPICOS DA CULTIVAR DE CAFEEIRO OBATÃ UTILIZANDO IRRIGAÇÃO LOCALIZADA POR GOTEJAMENTO
Autor(es): COSTA, André Ribeiro da
REZENDE, Roberto
FREITA, Paulo Sérgio Lourenço de
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade
HELBEL JÚNIOR, Celso
Abstract: Este experimento foi conduzido numa área do Centro Técnico de Irrigação (CTI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com o objetivo de avaliar o efeito da aplicação de porcentagens de doses de NPK (50%, 100%, 150%, 200%) em relação à literatura recomendada no número de ramos plagiotrópicos da cultivar de cafeeiro Obatã conduzida em diferentes cultivos (não irrigado, irrigado e fertirrigado). As mudas foram plantadas em espaçamento de 2,0 metros entre linhas e 1,0 metro entre plantas, caracterizando sistema adensado. Foi utilizado o sistema de irrigação localizada por gotejamento e os gotejadores auto compensantes foram instalados com espaçamento de 0,40 m nas linhas de plantio e de 2,0metros entre as mesmas e operaram com vazão nominal de 1,2 L h-1 e pressão de serviço de 10 m.c.a. O experimento foi esquematizado em delineamento inteiramente casualizado em parcelas subdivididas com dez repetições. As parcelas e sub parcelas foram compostas pelas porcentagens de doses de NPK e pelos cultivos, respectivamente. A interação entre estes fatores influenciou significativamente o número de ramos plagiotrópicos permitindo concluir qual a porcentagem de dose de NPK mais indicada para cada cultivo, de modo que, a mais adequada para a cultivar Obatã nos cultivos irrigados e fertirrigados correspondeu à dose de porcentagem de 200%, que correspondeu ao fornecimento de 300 kg ha-1 de N, 60 kg ha-1 de P2O5 e 300 kg ha-1 de K2O. Os melhores desempenhos médios da variável estudada foram obtidos nos cultivos irrigados e fertirrigados.
Palavras-chave: Bebida
Café
Coffea arábica
Fertirrigação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4939
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
andre_ribeiro_da_costa2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)121.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.