EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4935
Tipo: Artigo
Título: UTILIZAÇÃO DE MOTORES DE DIFERENTES TRATORES AGRÍCOLA COM BIOCOMBUSTÍVEL
Autor(es): SILVA, André Luiz Biscaia Ribeiro da
PINHEIRO NETO, Raimundo
SILVA, Luiz Henrique Biscaia Ribeiro da
Abstract: O uso de biocombustíveis em motores diesel de tratores e colhedoras agrícolas, nas operações de preparo de solo e colheita, é uma boa opção de economia para o agricultor. Para bom desempenho da máquina é necessário uma boa regulagem. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi preparar e levantar dados de motor de trator agrícola em uso com biocombustível. No experimento realizado na Universidade Estadual de Maringá, utilizaram-se para os ensaios, três motores de tratores Massey Ferguson. Ensaios de fumaça e opacidade mostram que os tratores apresentaram problemas nas regulagens, e são essas regulagens que permitam ajuste dos motores dos tratores para operar conforme recomendado pelos fabricantes, assim como permitem o correto funcionamento e melhor acompanhamento da vida útil do motor, utilizando biocombustível em operações de preparo do solo, semeadura e colheita.
Palavras-chave: Biocombustíveis
Motor
Regulagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4935
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andre Luiz Biscaia Ribeiro da Silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)108.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.