EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4925
Tipo: Artigo
Título: FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE SISTEMAS CONTROLADOS ENVOLVENDO DISPOSITIVOS PIEZOELÉTRICOS: UMA ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS, TEORIA DE MINDLIN
Autor(es): ERNESTO, Anderson Gonçalves
SALEM, Feres Azevedo
SILVA, Luiz Henry Monken e
Abstract: O presente estudo se refere a problemas que relacionam funções de transferência de sistemas controlados envolvendo atuadores e sensores piezoelétricos dispostos em placas, que são amplamente utilizados na teoria de controle. Todavia a resolução de tais modelos de maneira analítica é inviável, sendo um obstáculo para a utilização em meio prático. O trabalho analisou funções de transferência desses sistemas, por meio do método de elementos finitos, desenvolvendo assim, uma base metodológica para o uso extensivo dessa sistemática em sistemas controlados. Baseando os estudos exploratórios na teoria de placas de Mindlin, que servem a estruturas semi- espessas ao tempo em que possuem graus de liberdade ligados a tensões de cisalhamento, que levam a frequências naturais e modos de vibrações mais precisos. O projeto foi iniciado com um levantamento bibliográfico priorizando o entendimento e conhecimento das formulações de elementos finitos existentes, as funções de interpolação, os elementos finitos utilizados e suas matrizes, as condições de contorno e a resolução dos sistemas algébricos resultantes. Em seguida,passou-se a analisar as equações constitutivas do material, entendendo que seu comportamento é dado por uma matriz, formada pelos coeficientes que o compõem traduzindo o desempenho e as interdependências entre as deformações e as tensões existentes.
Palavras-chave: Efeito piezoelétrico
Elementos finitos
Função de transferência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4925
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anderson_goncalves_ernesto.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)125.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.