EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4923
Tipo: Artigo
Título: NOVOS ISOLADOS DE Bacillus thuringiensis COM POTENCIAL PARA CONTROLE DE LARVAS DE INSETOS
Autor(es): RICIETO, Ana Paula Scaramal
FAZION, Fernanda A.P.
HELENE, Luisa C. F.
BÔAS, Laurival A. Vilas
BÔAS, Gislayne T. Vilas
Abstract: Bacillus thuringiensis é uma bactéria esporulante e produtora de cristais protéicos com atividade inseticida. Este bacilo compreende o organismo mais estudado e utilizado como forma de controle biológico para diversos insetos pragas agrícolas bem como vetores de doenças. A prospecção de novas linhagens e a descoberta de novos genes cry possibilita o desenvolvimento de novos programas de controle biológico. Este trabalho teve por objetivo isolar novas linhagens de B. thuringiensis a partir de amostras de solo provenientes de três ambientes distintos: cultura de soja, pomar e mata ciliar, ambos situados numa área localizada na cidade de Bela Vista do Paraíso na Região Norte do Estado do Paraná. As linhagens foram caracterizadas quanto ao formato do cristal protéico via microscopia óptica e quanto à presença de genes cry codificantes para proteínas Cry com ação entomopatogênica frente a diferentes ordens de insetos por PCR. Ao todo foram coletadas e processadas 38 amostras de solo, tendo sido depositados 22 novos isolados no Banco de Bactérias Entomopatogênicas da Universidade Estadual de Londrina. Tais isolados foram analisados por PCR, permitindo a detecção de sete genes cry, codificantes para proteínas Cry com ação entomopatogênica frente a insetos de três importantes Ordens Lepidoptera, Coleoptera e Diptera. Aprospecção de novas estirpes e a descoberta de novos genes cry vem contribuir para a ampliação dos bancos de linhagens já existentes, contribuindo para o desenvolvimento de novos programas de manejo de pragas, reduzindo o uso de inseticidas sintéticos.
Palavras-chave: Bacillus thuringiensis
Controle biológico
Genes cry
Prospecção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4923
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_scaramal_ricieto.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)705.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.