EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4919
Tipo: Artigo
Título: ECOLOGIA DE Neoparaseuratum travassosi (NEMATODA) PARASITA DE Trachydoras paraguayensis (OSTEICHTHYES: DORADIDAE) NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ, BRASIL
Autor(es): LUCAS, Ana Paula Cirqueira
TARIFA, Djamy da Silva
LIZAMA, Maria de los Angeles Perez
TAKEMOTO, Ricardo Massato
Abstract: O Brasil detém a maior rede hidrográfica do mundo, assim como uma das maiores diversidades de peixes de água doce. O rio Paraná é o segundo maior em extensão na América do Sul, com aproximadamente 3089 km e o principal formador da bacia do Prata . No entanto, sofreu drásticas mudanças em seu leito devido à construção de barragens, assim como a inundação do Salto de Sete Quedas. Tal impacto propiciou uma mistura de duas províncias ictio faunísticas distintas no rio Paraná – a alto Platense e Parano- Platense, havendo sucesso de muitas espécies no novo ambiente. Dentre estas espécies, Trachydoras paraguayensis (Eigenmann & Ward, 1907), regionalmente conhecido como “armadinho”, pertencente à família Doradidae, Ordem Siluriformes e Classe Actinopteryii, se estabeleceu na região de planície de Inundação do alto Paraná e não só abaixo, como antes era encontrado. Um fator que influencia a fauna parasitária é o hábito alimentar do hospedeiro, e por esta espécie ingerir uma ampla variedade de alimentos no fundo, pode estar se expondo a um grande número de parasitos. Dentre os 51 espécimes de T. paraguayensis analisados, 43 estavam parasitados pelo nematóide Neoparaseuratum travassosi. Tendo o estudo o objetivo de analisar a relação parasito- hospedeiro.. A correlação positiva e significativa encontrada entre o comprimento do peixe e a abundância de N. travassosi ocorreu provavelmente devido a um processo cumulativo, já que os peixes maiores tiveram um maior tempo de exposição aos parasitas. Os dados obtidos reforçam a teoria de que a predominância de determinados grupos de helmintos em algumas famílias de peixes pode ser explicada quando se analisam hábitos alimentares de seus hospedeiros.
Palavras-chave: Ecologia
Relação parasita-hospedeiro
Trachydoras paraguayensis
Neoparaseuratum travassosi
Alimentação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4919
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_cirqueira_lucas_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)129.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.