EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4903
Tipo: Artigo
Título: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
Autor(es): SCHEIFELE, Alexandre
STRIEDER, Dulce Maria
Abstract: Este trabalho de pesquisa buscou analisar a construção do currículo para as séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel,Paraná. O currículo como documento norteador do ensino e da aprendizagem deve estar em constante construção/reestruturação, para se adequar as novas metodologias, teorias e técnicas didáticas,mantendo-se como espaço de democratização do ensino. Justifica-se,portanto,as inúmeras pesquisas sobre esse assunto, revelando as falhas, fragilidades, limites e possibilidades dos currículos escolares em suas diversas instâncias. O presente trabalho buscou evidenciar como ocorreu a construção do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel sinalizando para outros trabalhos, um rico campo de pesquisas, uma vez que o currículo citado é novo, e está em vigor desde 2008. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental. Tal análise indicou, como um dos resultados, que os autores do currículo se preocuparam em fundamentar a concepção teórica/filosófica, baseados no método materialista- histórico- dialético e a concepção de desenvolvimento humano baseados na psicologia histórico- crítica. Tal fundamentação proporcionou um documento prolixo que fornece uma ampla base teórica para o trabalho em sala de aula.
Palavras-chave: Currículo
Ensino de ciências
Séries iniciais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4903
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alexandre_scheifele.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)181.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.