EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4897
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DO SISTEMA DIGESTÓRIO DE Tribolium castaneum (Herbst., 1797) (Coleoptera: Tenebrionidae)
Autor(es): GIGLIOLLI, Adriana A. Sinópolis
CARDOSO, Anelise
SOUSA, Géssica de
CONTE, Hélio
Abstract: Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae) é uma praga que infesta produtos armazenados como sementes, grãos, especiarias, cereais, rações, farinhas e outros, gerando perdas qualitativas e quantitativas na produção além de prejuízos econômicos para produtores e comerciantes. Este trabalho teve por objetivo descrever a anatomia do sistema digestório em adultos desta espécie. Para tanto, os insetos foram mantidos em sacos de papel vedados, contendo farinha de trigo como dieta alimentar, em temperatura de 25±1ºC, umidade relativa de 70±10% e foto período de 12 horas. As dissecações foram efetuadas sob microscópio estereoscópico em solução fisiológica (preparação “in toto”) e corados com azul de toluidina para registros fotográficos. Podemos observar que o sistema digestório se caracteriza por três regiões: estomodeo, mesêntero e o proctodeo. O estomodeo inicia-se na cavidade bucal, seguido pela faringe e o esôfago, estruturas que servem para a condução de alimentos até o inglúvio. A região anterior termina com o proventrículo que se dobra formando a válvula cardíaca. O mesêntero apresenta numerosas projeções curtas (criptas regenerativas) distribuídas em toda sua extensão e termina com a formação da válvula pilórica que marca o início do proctodeo. Nesta região, inserem-se seis túbulos de Malpighi, formando um sistema criptonefridial. No proctodeo diferenciam-se três segmentos: o íleo que se dobra em forma de S, o cólon que se diferencia pela formação de dobras na parede externa e o reto que se abre externamente por meio do ânus.
Palavras-chave: Anatomia
Sistema digestório
Tribolium castaneum
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4897
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriana_aparecida_sinopolis_gigliolli.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)234.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.