EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4896
Tipo: Artigo
Título: LEITURA EM SALA DE AULA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Autor(es): RODRIGUES, Adélia Aparecida Pereira da Silva
Abstract: A comunicação procura refletir sobre o trabalho com a produção de sentidos, a partir da construção de perguntas ordenadas, que direcionam o leitor a construir sentidos ao texto. O objetivo desse experimento é demonstrar como a ordenação de perguntas pode levar o aluno do Ensino Médio a refletir sobre o texto “Tragédia brasileira”, de Manuel Bandeira e inferir criticamente a respeito da temática textual. Concebemos a atividade a partir dos pressupostos da Linguística Aplicada e das concepções arroladas pelo círculo de Bakhtin, que discutem a necessidade da interação autor- texto- leitor. Por esse viés, os alunos foram levados a perpassar pelas várias etapas de construção de sentido: 1) decodificação; 2) compreensão; 3) interpretação; 4) retenção. A fim de refletirem, interagirem e se identificarem com o texto de forma mais crítica e autônoma. O resultado demonstra que ao final da reflexão há a construção de um novo texto, com um sentido que não é o trazido pelo professor ou as interpretações, muitas vezes equivocadas, do aluno, mas o resultado da interação auto-texto -leitor, que surge como um novo texto, original, único e possível, dentro da materialidade textual.
Palavras-chave: Leitura
Ordenação de perguntas
Produção de sentido
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4896
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adelia_aparecida_pereira_silva_rodrigues.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)156.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.