EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4895
Tipo: Artigo
Título: O TRABALHO DE ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO E SEUS BENEFÍCIOS À PRÁTICA EDUCATIVA
Autor(es): SILVA, Yara Cristina Romano
Abstract: As Equipes de Assessoramento Psicopedagógigo surgiram por iniciativa de um grupo de profissionais ligados ao ensino de Psicologia da Educação na Universidade de Barcelona e começaram a funcionar sobre a base de um modelo de intervenção psicopedagógica, previamente definido em suas linhas gerais, que tinham entre seus objetivos a integração da assistência à população escolar com as tarefas docentes e às atividades de pesquisa. Centralizaram seus esforços na tentativa de contribuir para uma melhora da qualidade do ensino e na tentativa de encontrar soluções adequadas e viáveis para o problema da falta de adaptação e do fracasso escolar. Para isso foi necessário realizar vários questionamentos sobre a forma de intervir, rever colocações que pareciam sólidas e, com muita frequência, fazer um trabalho de reflexão teórica, metodológica e também de elaboração de instrumentos. A grande demanda de atenção a casos individuais, a alunos com dificuldades de aprendizagem, atraso no desenvolvimento, condutas desadaptadas, falta de ajuste emocional e nos relacionamentos, tem sido usada frequentemente como desculpa para renunciar, de forma mais ou menos explícita, a toda uma gama de intervenções psicopedagógicas mais globais, dirigidas diretamente à inovação educativa e à melhoria da qualidade do ensino. Diante deste contexto, o presente estudo busca uma revisão da literatura dos principais aspectos relacionados ao trabalho de assessoramento psicopedagógico e seus benefícios à prática educativa, incluindo histórico, desenvolvimento metodológico e os resultados. Este trabalho trata de uma revisão abrangente da literatura sobre o trabalho de assessoramento psicopedagógico. Considerando os achados na literatura sobre este tema,o objetivo central do assessoramento seria proporcionar a reflexão sobre a própria prática profissional do docente, mediante um círculo de melhoria que é capaz de introduzir o profissional em uma dinâmica de revisão e enriquecimento de sua ação docente. Esse círculo de melhoria visa inicialmente o desenvolvimento da consciência profissional, bem como a análise sobre o conteúdo, a previsão da necessidade de mudanças, a experimentação das mudanças e por fim, a consolidação de um novo estilo pessoal de atuação.“Os professores serão melhores profissionais tanto quanto mais conscientes forem de sua prática, quanto mais refletirem sobre suas intervenções”(ZABALZA, 2004).
Palavras-chave: Assessoramento psicopedagógico
Professores
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4895
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
yara_cristina_romano_silva1.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)111.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.