EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4892
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO EXPLORATÓRIO DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO E DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR UNIVERSITÁRIOS
Autor(es): VAZ, Vitória Zanutto
KURATA, Nidia Yuri
MILANI, Rute Grossi
VERMELHO, Sônia Cristina
Abstract: O desenvolvimento técnico-científico e a maneira como esse conhecimento é aplicado ao processo produtivo são fatores determinantes das profundas transformações impostas ao ambiente e às sociedades contemporâneas. Essas transformações impulsionaram a sociedade a um patamar de conquistas e desenvolvimento técnico- econômico nunca antes experimentado, mas ao mesmo tempo, mergulhou-a em uma atmosfera que abriga uma série de riscos de caráter socioambiental. A produção de equipamentos elétricos e eletrônicos representa um dos setores industriais que mais cresce na atualidade, impulsionada principalmente pela inovação tecnológica e padrão de consumo presentes no mundo contemporâneo. Acompanhando essa produção, há o aumento significativo da geração de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (SCHWARZER et al., 2005 apud GIARETTA et al., 2010). Entre os jovens o uso das tecnologias digitais incorporou-se plenamente em seu cotidiano, através do celular, computador, ipad, iphone.Tão logo é lançado um novo modelo de aparelho, rapidamente são movidos em busca de adquiri-los, sem ao menos refletir sobre a real necessidade. Entretanto, muitos desses aparelhos contêm substâncias perigosas, que representam ameaças ao meio ambiente e riscos à saúde humana. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o perfil de consumo de equipamentos eletrônicos de uso pessoal. Será utilizada pesquisa de campo exploratória, com a aplicação de instrumento de coleta de dados do tipo questionário, com os seguintes itens: consumo e uso de tecnologias digitais; destino pós-consumo; consequência ao meio ambiente. Será definida amostragem estatisticamente significante sobre a população de universitários, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 24 anos, matriculada em uma Instituição de Ensino Superior de Maringá. Os dados serão tratados com a estatística descritiva. Esperamos com este estudo identificar o perfil de uso dos equipamentos eletrônicos de uso pessoal pela população selecionada, visando identificar elementos que possam ser utilizados em ações e/ou estratégias de desenvolvimento de tecnologias limpas para a diminuição do lixo eletrônico.
Palavras-chave: Comportamento social
Estudo exploratório
Tecnologias limpas
Resíduos sólidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4892
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vitoria_zanutto_vaz.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)105.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.