EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4886
Tipo: Artigo
Título: A INFLUÊNCIA DA VIDA ACADÊMICA NA POSTURA SENTADA DOS UNIVERSITÁRIOS
Autor(es): TAMURA, Thalinni Mayumi Yamao
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Abstract: A manutenção de posturas inadequadas, principalmente a postura sentada, pode ocasionar transformações posturais permanentes. O presente estudo objetiva avaliar a postura sentada de universitários e verificar a influência da formação acadêmica na aquisição de seu hábito postural. Participarão do estudo 160 acadêmicos do gênero feminino, com idade entre 17 e 25 anos, com estatura mediana (1,65m), matriculados em uma Instituição de Ensino Superior da Cidade de Maringá –PR, sendo 80 alunos do curso de fisioterapia, 40 ingressantes (grupo A), 40 concluintes (grupo B) e 80 alunos da área da saúde (cursos de Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Biomedicina) 40 ingressantes (grupo C), 40 concluintes (grupo D). Para coleta de dados será utilizado o instrumento de Rocha (1999). Este instrumento apresenta 4 critérios para avaliação da postura sentada em uma cadeira convencional de sala de aula. Para o tratamento estatístico dos dados serão utilizadas a estatística descritiva e inferencial. As variáveis quantitativas serão submetidas ao teste t de studente as variáveis qualitativas ao teste do qui- quadrado. O nível de significância adotado será de 5% (p<0,05).
Palavras-chave: Alterações posturais
Ergonomia
Postura sentada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4886
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thalinni_mayumi_yamao_tamura.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)103 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.