EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4878
Tipo: Artigo
Título: DETERMINAÇÃO DA PREVALÊNCIA E IDENTIFICAÇÂO DE LEVEDURAS EM LESÕES BUCAIS DE PACIENTES PORTADORES DE PRÓTESE DENTÁRIA
Autor(es): FERREIRA, Tamara Nascimento
ORVATICH, Isabella
KEMMELMEIER, Ernesto Guilherme
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: A cavidade oral é colonizada por uma microbiota variada. Diversos microorganismos, entre eles a Candida albicans, merece maior atenção, devido sua relativa prevalência, como forte representatividade em associações a prótese dentária. As leveduras do gênero Candida são frequentemente isoladas da mucosa oral de indivíduos sadios. Porém em determinados indivíduos e em situações específicas, podem assumir a forma parasitária, produzindo doenças bucais conhecidas como candidose oral. Esta é considerada a infecção fúngica oportunista mais frequente nos humanos. São mais frequentemente acometidos pacientes imunodeprimidos, indivíduos que utilizam próteses dentárias, os que fazem uso de corticóides e pacientes com diabetes. Alguns fatores locais presentes na cavidade oral, como redução do fluxo salivar, trauma local, alterações de pH e uso contínuo de próteses removíveis, podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento dessa condição patológica. Sendo que a utilização de próteses dentária, frequência de higienização, a utilização contínua, é um dos fatores de riscos locais que maior contribui para manifestações de candidose. A reabilitação oral através da utilização de prótese dentária visa restabelecer a funcionalidade e resgatar a auto-estima do paciente. Porém a utilização de aparelhos constituídos deresina acrílica é o sitio favorável à colonização de microorganismo, devido a sua porosidade. Por isso, conhecimento e o estudo aprofundado das diversas manifestações clínicas, identificação do agente causador da lesão e determinação da prevalência desse agente, são de fundamental importância para que o cirurgião-dentista possa diagnosticar, tratar e orientar pacientes portadores de candidose oral. Desta forma, este trabalho tem objetivo de pesquisar a presença de leveduras presentes na cavidade oral de indivíduos que utilizam próteses dentárias, pois o edentulismo precoce, ainda prevalece em nosso meio.Para realização da pesquisa serão coletadas amostras de 50 pacientes que fazem uso de prótese dentária e que realizam tratamento na clínica odontológica de uma instituição universitária privada de Maringá. Serão utilizadas amostras coletadas a partir de swab da cavidade oral, seguindo o protocolo descrito por Costa e Candido (2007), para cultura e identificação de leveduras. Os resultados obtidos serão expressos na forma qualitativa e quantitativa, determinando a prevalência e identificação de leveduras na cavidade oral. Sendo esses resultados analisados estatisticamente pelo teste de qui- quadrado de Pearson e da diferença entre as proporções, com nível de significância de p<0,05%. Com os resultados obtidos será possível verificar a freqüência de Candida spp, em pacientes portadores de prótese dentária e a identificação destes fungos. Espera-se também que a pesquisa possa contribuir para o estudo da candidose oral em indivíduos portadores de prótese e também para a profilaxia desta infecção.
Palavras-chave: Candida spp
Prótese dentária
Candidose oral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4878
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tamara_nascimento_ferreira.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)82.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.