EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4877
Tipo: Artigo
Título: A MEMÓRIA EM DISPUTA - O CASO DA ANTIGA RODOVIÁRIA DE MARINGÁ - PR
Autor(es): PEREIRA, Talita Rezende Torcato
ENDO, Laís Cruz
SCHWANZ, Angélica Kohls
Abstract: A cidade de Maringá foi planejada desde seu princípio, respeitando sua topografia, seu verde e mantendo uma linha de desenho urbano bastante orgânico, mas com o seu crescimento e desenvolvimento econômico desordenado acabou sendo estrangulado pelos interesses individuais de uma minoria, devido ao seu grande poder aquisitivo, deixando de lado sua memória e identidade. A memória, caracterização de um determinado grupo, é o que define um povo, nação, portanto, uma obra arquitetônica pode ser a identidade de um povo, assim a destruição destas é a devastação de uma memória, que, muitas vezes, fica reminiscente na memória de uns poucos pioneiros. Decorrente desses conceitos se faz necessária a salvaguarda de bens que identificam uma população, pois conta a sua história, trajetória e a luta deste para se manter em determinado local, sendo de interesse público e não particular. O caso a ser estudado nesta pesquisa é o do Terminal Américo Dias Ferraz, conhecido popularmente como a Antiga Rodoviária de Maringá- PR, que sofreu ao longo de anos o descaso da população e do poder público vigente, tornando- se local de delitos, um espaço desprezado e inutilizado. Partindo desses pressupostos, esta pesquisa busca compreender por meio da metodologia de análises perceptivas da população, levantamentos fotográficos e históricos, entrevistas, revisões bibliográficas a relação da demolição deste bem e entender o porquê, ao longo dos anos, essa obra foi esquecida. Assim, o intuito do presente trabalho é fazer um inventário perceptivo da paisagem do local que sirva de base para uma futura revitalização.
Palavras-chave: Identidade
Memória
Paisagem
Patrimônio arquitetônico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4877
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
talita_rezende_torcato_pereira.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)76.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.