EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4876
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇAO MOLECULAR DE CULTIVARES DE SOJA ATRAVÉS DE MARCADORES MICROSATÉLITES
Autor(es): MARTINS, Talita Busulini
FERANDES, Roberta
VILELA, Vera Lucia Delmônico
Abstract: Soja (Glycine max) é uma das culturas mais importantes e cultivadas no Brasil e no mundo, atualmente é uma cultura de grande importância econômica e diversamente explorada. Graças ao melhoramento genético houve um aumento bem expressivo na produtividade das espécies cultivadas. Com a descoberta de estruturas e mecanismos moleculares responsáveis pela expressão e transferência da informação genética, as primeiras ferramentas biotecnológicas foram desenvolvidas, a biotecnologia se tornou uma grande aliada dos programas de melhoramento genético, tendo potencial em introduzir novas características às plantas selecionadas e aceitas comercialmente, de uma maneira rápida e precisa. Dentre as diversas ferramentas biotecnológicas hoje disponíveis, o emprego de marcadores moleculares tem desempenhado papel fundamental no auxílio de Programas de Melhoramento para o desenvolvimento de variedades com elevada produtividade, adaptadas a diversos ambientes e resistentes as mais variadas doenças. Um marcador molecular pode ser definido como toda e qualquer característica molecular correspondente a regiões expressas ou não do genoma. Estas permitem diferenciar dois indivíduos com base no seu genoma e são caracteres herdáveis. Entre os Marcadores Moleculares podemos destacar os Marcadores Microssatélites que são unidades muito curtas (2 a 5 pb) repetidas em tandem, ou seja, uma após a outra. Assim o objetivo dessa pesquisa é caracterizar por meio de marcadores microssatélites genótipos comerciais de soja, avaliar a diversidade entre cultivares de soja atuais e verificar a estrutura da população visando levantar informações para futuros estudo de mapeamento. A pesquisa esta sendo realizada no laboratório de Biotecnologia dos Solos da Embrapa Soja onde serão analisados noventa e seis cultivares de soja comercializados atualmente no Brasil. Para as análises com marcadores moleculares, o DNA genômico extraído de folhas jovens será amplificado com marcadores SSRs, os dados oriundos da genotipagem serão utilizados para verificar a presença de estrutura no painel, estimação do desequilíbrio de ligação e para fornecer subsídios para futuras analises de mapeamento associativo. Para as reações de amplificação e a separação dos fragmentos gerados em gel de poliacrilamida serão utilizados os protocolos padrão para estudos com marcadores SSR em soja. Após a amplificação, os fragmentos serão separados por eletrofosere vertical em gel de poliacrilamida, e fotografados sob luz UV com câmera digital Kodak DC 120, para estimação do tamanho dos fragmentos foi utilizado o marcador peso molecular 1KB plus DNA Ladder (Invitrogen) aplicado nas duas extremidades dos géis. Será calculada a diversidade genética e duas abordagens serão empregadas para as análises de diversidade e estrutura populacional, uma baseada na matriz de distâncias genéticas e outra baseada em modelos estatísticos.
Palavras-chave: Cultivares de soja
Embrapa soja
Marcadores moleculares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4876
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
talita_busulini_martins.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)80.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.