EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4863
Tipo: Artigo
Título: OCORRÊNCIA DE PERIODONTOPATIAS EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DO CESUMAR
Autor(es): LAZARETTI, Rhubia Maria Jorge
OLIVEIRA, João Cezar Varotto de
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
Abstract: As periodontopatias são enfermidades que acometem as estruturas do suporte dentário, ou seja, do periodonto (gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar). E a cavidade oral é um local que possui características primordiais para o desenvolvimento de periodontites, placas, cálculos e podendo a chegar à perda óssea. Estas são patologias de desenvolvimento evolutivo e silencioso, até o aparecimento de sintomas mais graves (sistêmicos) podendo inclusive diminuir a expectativa de vida deste cão. A maior incidência de tártaro/cálculo é em cães menores ou mais velhos (entre 4 a 5 anos), e as placas evoluindo para tártaro/calculo são o inicio da patologia do periodonto. Este projeto tem como objetivos identificar e quantificar as doenças que acometem o suporte dentário dos cães atendidos no Hospital Veterinário do CESUMAR. Além disso, busca-se também a orientação e conscientização dos proprietários acerca da saúde bucal de seus animais. O projeto terá uma parte teórica a qual será feita por pesquisa em bibliografias e publicações sobre o tema da pesquisa os quais os dados coletados serão sobre a etiologia, patogenia, sinais clínicos, lesões, tratamento, prevenção e a avaliação das periodontopatias, e a segunda parte será a avaliar a cavidade bucal de animais vindo para procedimento cirúrgico no Hospital Veterinário do CESUMAR no momento da Medicação Pré Anestésica, serão avaliados 30 animais independente de sexo, raça, idade, peso e tipo de alimentação. O tratamento dos dados será feita da forma estatística descritiva levando-se em consideração os tipos de patologias comparadas aos parâmetros idade, raça, peso, sexo e tipo de alimentação. Ao término da pesquisa, espera-se realizar a identificação das periodontopatias apresentadas pelos cães atendidos no Hospital Veterinário do CESUMAR. Além disso, buscar-se-á conscientizar os proprietários sobre a importância da manutenção da higiene e saúde bucal de seus cães.
Palavras-chave: Cavidade oral
Gengivite
Periodontia
Tártaro
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4863
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rhubia_maria_jorge_lazaretti.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)79.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.