EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4856
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE CAUSA REPRODUTIVAS E NÃO REPRODUTIVAS QUE LEVAM AO DESCARTE DE MATRIZES SUÍNAS
Autor(es): GOULARTE, Rayara Roberta de Souza
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
Abstract: A suinocultura brasileira, a exemplo de outras cadeias produtivas do agronegócio, cresceu significativamente, nos últimos quatorze anos. Esse crescimento é notado quando se analisa os vários indicadores econômicos e sociais, como volume de exportações, participação no mercado mundial, número de empregos diretos e indiretos, entre outros. A criação de porcos do passado evoluiu também na técnica e no modelo de coordenação das atividades entre fornecedores de insumos, produtores rurais, agroindústrias, atacado, varejo e consumidores. Passou a ser uma cadeia de produção de suínos, explorando a atividade de forma econômica e competitiva. Segundo estimativas, mais de 730 mil pessoas dependem diretamente da suinocultura, sendo essa atividade responsável pela renda de mais de 2,7 milhões de pessoas. Em termos econômicos, a suinocultura não contribui apenas por meio de sua dinâmica econômica interna, mas também pela geração de divisas via mercado externo Granjas manejadas com intenso fluxo de produção trabalham com taxas anuais de descarte, entre 35-50%. A remoção de uma fêmea do plantel somente é involuntária quando ela morre. Em qualquer outra situação, a remoção envolve uma decisão voluntária: o descarte. O descarte devido a falhas reprodutivas inclui: aborto, anestro, descargas vulvares e retorno ao cio. O descarte devido a falhas não reprodutivas incluem principalmente os problemas locomotores: apofisiólise, fraturas, osteocondrose da ulna e MMA. O presente projeto tem como objetivo identificar as principais causas reprodutivas e não reprodutivas que levam ao descarte de matrizes suínas. Este estudo será conduzido em granjas de produção de suínos, para a identificação das causas de descarte das matrizes suínas. Serão feitas visitas em granjas, e realizados questionamentos aos produtores, sobre quais foram os motivos de causas reprodutivas e não reprodutivas, que fizeram com que eles optassem pelo descarte de suas matrizes suínas. Espera-se desse projeto identificar as principais causas reprodutivas e não reprodutivas que levam ao descarte de matrizes suínas, podendo dessa forma encontrar medidas para minimizar essas perdas.
Palavras-chave: Abate de matrizes suínas
Anestro
Desempenho reprodutivo
Tamanho de leitegada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4856
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rayara_roberta_de_souza_goularte2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.