EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4855
Tipo: Artigo
Título: ASPECTOS QUE DIFICULTAM A DOAÇÃO DE LEITE MATERNO DO PONTO DE VISTA DA MULHER QUE AMAMENTA
Autor(es): SANTI, Raquel Carvalho
LUZ, Kelly Cristina Suzue Iamaguchi
Abstract: O aleitamento materno é de grande valor para o recém-nascido, pois contem proporções adequadas de nutrientes para o início da vida, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da criança, responsável pela redução da morbi-mortalidade infantil. Os benefícios do aleitamento materno são evidentes quando a amamentação for exclusiva nos primeiros seis meses de vida. Todavia bebes nascidos muito precocemente podem necessitar de alguma suplementação nutricional, via parenteral ou oral. Neste caso, os bancos de leite humano são de extrema importância, foram criados para garantir a qualidade do leite humano, atuando com medidas educativas que contribuem para a redução da mortalidade neonatal. Segundo a Rede Brasileira de Leite Humano, há cerca de 200 bancos de leite e 95 postos de coletas em todo Brasil. A doação voluntaria é indispensável para continuidade do projeto dos BLHS os quais viabilizam a manutenção do aleitamento natural para grupos alvos. Porém o volume de leite humano que chega aos BLH para garantir a oferta de leite para os recém-nascidos de riscos ou doentes, ainda é insuficiente pra reduzir a mortalidade neonatal, apesar das propagandas de incentivo a doação de leite humano ainda é incipiente e não sensibiliza a quantidade ideal de nutrizes para garantir a demanda aos neonatos das UTIs neonatais e pediátricas, sendo esse os maiores desafios enfrentados pelos BLH. Por essas razoes o objetivo desta pesquisa é identificar os aspectos dificuldades a doação de leite materno do ponto de vista da mulher que amamenta. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa de caráter exploratório, conforme o referencial metodológico proposto por Minayo (1993), onde será entrevistada cerca de 30 mulheres sadias que estejam no período de amamentação e aptas para doação de leite humano e que aceitaram voluntariamente a participação da pesquisa assinando o TCLE. Serão excluídas aquelas que já doam leite, a fonte de informação será através de entrevista com as púrpuras em consulta puerperal, será realizado em Unidade Básica de Saúde da Região Noroeste do Paraná. Espera-se através desta pesquisa contribuir para elaboração de estratégias para favorecer o aumento de doação de leite materno.
Palavras-chave: Banco de leite
Doação de leite materno
Doadoras de leite humano
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4855
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raquel_carvalho_santi.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)104 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.