MODALIDADE EaD TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4849
Tipo: Artigo
Título: 5S - Aplicação prática na indústria alimentícia
Autor(es): RODRIGUES, Daniel Hemerson
Primeiro Orientador: CAMELOSSI, Ana Carolina Neves
Resumo: Este trabalho consiste na aplicação prática do programa 5S, uma ferramenta da qualidade, numa fábrica alimentícia, para identificar, mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade total, através da organização, resultados e da disciplina no local de trabalho. Os resultados são apresentados, conforme estudo de caso e aprendizados propostos no curso de graduação em Engenharia de Produção da UNICESUMAR. O programa 5S é uma ferramenta da qualidade total, que tem como base, a educação, com buscas concisas, métodos simples, foco em resultados, mudanças comportamentais e crescimento cultural de pessoas, consequentemente a melhoria na qualidade da empresa, processos sustentáveis e competitivos. O objetivo base é o desenvolvimento de pessoas para uma autocrítica realista da empresa, para que possam atuar em desperdícios, na desorganização, sujeiras, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente. O sucesso da implementação do 5S em empresas, instituições ou países tem relação com as características na formação da cultura e caráter de todos os colaboradores e envolvidos, visando ao ganho da equipe do que individual.
Palavras-chave: Programa 5S
Gestão da Qualidade Total
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Citação: Rodrigues, Daniel Hemerson. 5S - Aplicação prática na indústria alimentícia. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Maringá - Unicesumar - Ead, Maringá, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4849
Data do documento: 15-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL HEMERSON RODRIGUES.pdfRodrigues, Daniel Hemerson1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.