EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4847
Tipo: Artigo
Título: CAPRIMULGIFORMES DO PARQUE VILA RICA DO ESPÍRITO SANTO, FÊNIX, PR, BR
Autor(es): ESCLARSKI, Priscilla
ZANON, Cibele Maria Vianna
Abstract: O Parque Vila Rica do Espírito Santo, é um fragmento florestal ímpar no noroeste do Paraná, mas apesar disso é um fragmento pouco estudado, com dados deficientes sobre a avifauna da região, principalmente sobre as espécies de hábitos noturnos, devido principalmente à dificuldade de estudo desses animais. Entre as aves noturnas encontra-se os Caprimulgiformes, uma Ordem de aves que inclui os bacurais e mães- da- lua. Estão representados em todos os continentes, exceto na Nova Zelândia, regiões polares e maioria das ilhas oceânicas. A maior diversidade do grupo encontra-se em regiões tropicais e semi- tropicais. São aves exclusivamente noturnas, Alimentam-se exclusivamente de insetos, que caçam durante o voo, e representam um papel importante no controle das populações das suas presas. A exceção é o guácharo, que se alimenta de frutos sendo a única ave simultaneamente frugívora e noturna. Esse estudo tem por objetivo obter dados sobre as espécies de Caprimulgiformes que vivem nesse fragmento, e comparar às espécies que constam no plano de manejo, fazendo uma analise das possíveis mudanças ocorridas e propor soluções a possíveis problemas de conservação desses grupos no respectivo fragmento. As amostragens de espécies serão feitas mensalmente, com uso do método do play- back, que consiste na reprodução das vocalizações típicas de cada espécie, esperando que haja resposta, alternando em pontos de escuta e transectos nas trilhas existentes no interior do PEVRES..Espera-se demonstrar a importância da preservação de fragmentos florestais como o PEVRES para a preservação da avifauna da região e espera-se que os dados obtidos sirvam de subsídio para pesquisas futuras.
Palavras-chave: Avifauna
Caprimulgiformes
Conservação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4847
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscilla_esclarski_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.