EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4838
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO E AVALIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA PARA IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA
Autor(es): SARAMELA, Patrícia Mateus
MIOTTO, Aline Maria Malachini
Abstract: Documentos com frequência são alvos de fraudes para diversos fins, por isso a análise de sua autenticidade é de suma importância. Documentos manuscritos são alvos ainda maiores e mais fáceis de fraudes já que não é necessário o uso de alta tecnologia para executá-las. A análise para a identificação dos autores desse tipo de documento ainda é feita, em larga escala, por processos manuais e/ou químicos. Processos esses, antiquados e imprecisos que podem degradar e danificar o documento em questão, podendo ele até mesmo perder seu valor jurídico. Diversas ferramentas foram proposta na literatura com o objetivo de auxiliar o processo de identificação de autoria. O trabalho de Campos e Lopes (2010) apresenta uma ferramenta computacional que tem como objetivo extrair e avaliar características de documentos manuscritos digitalizados e posteriormente fazer uma análise para identificação de autoria dos mesmos. A validação dos resultados de ferramentas computacionais tais como a apresentada no trabalho citado é extremamente importante e muitas vezes muito trabalhosa, uma vez que depende de grandes quantidades de dados de entrada (documentos digitalizados) e da análise estatística dos resultados produzidos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é o estudo e validação da ferramenta para identificação de autoria proposta no trabalho de Campos e Lopes (2010). Espera-se com este trabalho, demonstrar de forma rigorosa o grau confiabilidade dos resultados produzidos pela ferramenta estudada.
Palavras-chave: Segmentação de imagens
OTSU
Binarização de imagens
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4838
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
patricia_mateus_saramela2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)75.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.