EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4835
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES AUTOADENSÁVEIS EM CONCRETO FLUIDO
Autor(es): WATANABE, Otávio Tadashi Quadros
KIM, Lucas Seemann
MOLIN FILHO, Rafael Germano Dal
VANDERLEI, Romel Dias
Abstract: O concreto autoadensável é um material fluido que possui habilidade de moldar-se no interior de suas fôrmas pelo seu peso próprio quando se encontra no estado fresco. Trata-se de uma tecnologia direcionada para melhorias de execução das peças, com maior permissão e liberdade de aplicação em espaços físicos curvilíneos e complexos, bem como, em espaços com alta densidade de armaduras. Na sua composição, além de materiais utilizados em concretos convencionais, como a areia, a brita, a água e o cimento, são adicionados minerais que formam com o cimento, os chamados finos. Também se empregam aditivos, como os super plastificantes e os modificadores de viscosidade. Em suma, as propriedades que caracterizam um concreto autoadensável estão diretamente relacionadas com: a sua fluidez, a sua viscosidade, o controle da sua segregação e com a sua coesão. Desta maneira, o presente trabalho pretende utilizar métodos de ensaios aplicados por pesquisadores, associações e entidades que vêm buscando criar padrões para a investigação das propriedades autoadensáveis do concreto. Nesta lógica, também serão relevadas como critério técnico a série de Normas recentemente lançadas pela ABNT (15823: 1 a 6). Dentre estes testes recomendados, pretende-se utilizar para a definição da capacidade de preenchimento de fôrmas e controle da coesão o ensaio de espalhamento no cone de Abrams (Slump Flow Test) e o Funil V. Para avaliação da passagem entre armaduras o teste da Caixa L e do Anel Japonês e para a medição da segregação do composto, o teste do Tubo U. O concreto será produzido com estudo prévio das composições de sua pasta (cimento, água, filer calcário calcítico e superplastificante) e da determinação do empacotamento dos seus agregados (areia e brita). Para o estudo da pasta serão utilizados os testes do Funil de Marsh e do Mini-slump e para o estudo do empacotamento o método da maior massa unitária no estado solto da composição. Objetiva-se a produção preliminar de três traços de concreto, denominados como CAA38, CAA40 e CAA42. As proporções direcionadas para a produção destes CAA’s serão: 38%, 40% e 42% em volume para a pasta e respectivamente combinadas com, 62%, 60% e 58% de volume para a mistura ótima dos agregados. O Slump Flow Test será utilizado como critério de pré-classificação destes concretos. Todos os concretos aprovados nesta análise serão submetidos aos demais testes citados acima. Serão realizados testes de resistência à compressão e à flexão (3, 7 e 28 dias) para os concretos aprovados em todos os testes de autoadensibilidade.
Palavras-chave: Concreto autoadensável
Empacotamento dos agregados
Pasta de concreto
Testes de autoadensibilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4835
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
otavio_tadashi_quadros_watanabe.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)73.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.