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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4835
Tipo: | Artigo |
Título: | AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES AUTOADENSÁVEIS EM CONCRETO FLUIDO |
Autor(es): | WATANABE, Otávio Tadashi Quadros KIM, Lucas Seemann MOLIN FILHO, Rafael Germano Dal VANDERLEI, Romel Dias |
Abstract: | O concreto autoadensável é um material fluido que possui habilidade de moldar-se no interior de suas fôrmas pelo seu peso próprio quando se encontra no estado fresco. Trata-se de uma tecnologia direcionada para melhorias de execução das peças, com maior permissão e liberdade de aplicação em espaços físicos curvilíneos e complexos, bem como, em espaços com alta densidade de armaduras. Na sua composição, além de materiais utilizados em concretos convencionais, como a areia, a brita, a água e o cimento, são adicionados minerais que formam com o cimento, os chamados finos. Também se empregam aditivos, como os super plastificantes e os modificadores de viscosidade. Em suma, as propriedades que caracterizam um concreto autoadensável estão diretamente relacionadas com: a sua fluidez, a sua viscosidade, o controle da sua segregação e com a sua coesão. Desta maneira, o presente trabalho pretende utilizar métodos de ensaios aplicados por pesquisadores, associações e entidades que vêm buscando criar padrões para a investigação das propriedades autoadensáveis do concreto. Nesta lógica, também serão relevadas como critério técnico a série de Normas recentemente lançadas pela ABNT (15823: 1 a 6). Dentre estes testes recomendados, pretende-se utilizar para a definição da capacidade de preenchimento de fôrmas e controle da coesão o ensaio de espalhamento no cone de Abrams (Slump Flow Test) e o Funil V. Para avaliação da passagem entre armaduras o teste da Caixa L e do Anel Japonês e para a medição da segregação do composto, o teste do Tubo U. O concreto será produzido com estudo prévio das composições de sua pasta (cimento, água, filer calcário calcítico e superplastificante) e da determinação do empacotamento dos seus agregados (areia e brita). Para o estudo da pasta serão utilizados os testes do Funil de Marsh e do Mini-slump e para o estudo do empacotamento o método da maior massa unitária no estado solto da composição. Objetiva-se a produção preliminar de três traços de concreto, denominados como CAA38, CAA40 e CAA42. As proporções direcionadas para a produção destes CAA’s serão: 38%, 40% e 42% em volume para a pasta e respectivamente combinadas com, 62%, 60% e 58% de volume para a mistura ótima dos agregados. O Slump Flow Test será utilizado como critério de pré-classificação destes concretos. Todos os concretos aprovados nesta análise serão submetidos aos demais testes citados acima. Serão realizados testes de resistência à compressão e à flexão (3, 7 e 28 dias) para os concretos aprovados em todos os testes de autoadensibilidade. |
Palavras-chave: | Concreto autoadensável Empacotamento dos agregados Pasta de concreto Testes de autoadensibilidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4835 |
Data do documento: | 25-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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otavio_tadashi_quadros_watanabe.pdf | Trabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011) | 73.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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