EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4824
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA ENXERTIA NO CONTROLE DA PODRIDÃO GOMOSA EM PLANTAS DE MELANCIA
Autor(es): ALMEIDA, Marlon Vinicius Gonçalves
GASPAROTTO, Francielli
RODRIGUES, Larissa Costa
Abstract: A podridão gomosa (Didymella bryoniae) é uma doença muito importante para a cultura da melancia, podendo causar prejuízos de até 60% na produção. Embora o controle dessa doença seja efetuado, basicamente, com fungicidas, medidas alternativas de controle associadas, como a enxertia, poderiam ser benéficas em sistemas de manejo integrado. A técnica de enxertia é utilizada pelos produtores para o controle de doenças radiculares, e para o controle da podridão gomosa em meloeiro nobre e em pepino. Entretanto, não há relatos do efeito desta técnica na reação de plantas de melancia à podridãogomosa. Assim, o objetivo desse trabalho será avaliar o efeito da enxertia no controle da podridão gomosa em plantas de melancia enxertadas em abóbora imune à D. bryoniae. Em casa- de- vegetação, plantas de melancia dos híbridos Crimson Sweet, Sugar Baby, Fairfax enxertadas em abobora Shelper serão inoculadas no caule do enxerto (copa), na região da união do porta-enxerto com a copa e no caule do porta- enxerto. O caule de plantas pé- franco de cada híbrido e de abóbora Shelper também serão inoculados. Asinoculações serão realizadas empregando o método do palito, com isolados de D. bryoniae. As plantas serão mantidas em casa- de- vegetação, e serão realizadas avaliações da severidade da podridão gomosa em cada tratamento através da medida das dimensões das lesões da doença e também será avaliado o número de plantas mortas em cada tratamento. O delineamento experimental será o inteiramente casualizado e, para cada um dos tratamentos (plantas dos híbridos de melancia Crimson Sweet, Sugar Baby, Fairfax submetidos à enxertia e inoculadas; plantas dos híbridos submetidas à enxertia, mas sem inoculação do patógeno; e plantas pré-francos dos mesmos híbridos e de abóbora ‘Shelper’ inoculadas apenas no caule) serão utilizadas dez repetições, sendo cada repetição constituída de um vaso contendo uma planta. Será realizada a análise de variância e testes de comparações de médias dos resultados obtidos. Espera-se com este trabalho aumentar a eficiência no controle da podridão gomosa em cultivos de melancia acarretando assim maior rentabilidade aos produtores.
Palavras-chave: Cultivo protegido
Didymella bryoniae
Enxertia
Resistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4824
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marlon_vinicius_goncalves_almeida1.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.