EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4823
Tipo: Artigo
Título: CONTROLE DA PODRIDÃO GOMOSA EM PLANTAS DE PEPINO PELA ENXERTIA EM CAVALO IMUNE
Autor(es): ALMEIDA, Marlon Vinícius Gonçalves
GASPAROTTO, Francielli
RODRIGUES, Larissa Costa
Abstract: A cultura de pepino “japonês” é de grande importância econômica e social para a Região Norte do Paraná, sendo conduzidas principalmente em pequenas propriedades embasadas no agronegócio familiar. Um dos fatores que pode limitar esse agrossistema é a podridão gomosa, doença cujo agente etiológico é o fungo Didymella bryoniae, que pode causar prejuízos de até 40% na produção. Por isso, torna-se importante realizar estudos que resultem no desenvolvimento de tecnologias para o manejo da doença, contribuindo para o aumento da qualidade, da quantidade e do valor comercial da produção. A técnica de enxertia é utilizada para o controle de doenças radiculares e para o controle da podridão gomosa em plantas de meloeiro nobre. Entretanto, existem poucos relatos do efeito desta técnica na reação de plantas de pepino à podridão gomosa. Assim, objetiva-se com este trabalho avaliar o efeito da técnica de enxertia em cavalo imune no comportamento de plantas de pepino à podridão gomosa. O experimento será conduzido na área experimental do curso de Agronomia utilizando-se o delineamento experimental inteiramente casualizado com 5 tratamentos e dez repetições/tratamento , incluindo, as plantas pé- franco, também plantas inoculadas,e/ou enxertadas dos hibridos nas repetições, sendo cada repetição constituída de um vaso contendo uma planta. Em casa- de- vegetação, serão produzidas plantas de pepino dos híbridos Hokushin, Samuray, Tsuyataro, Natsubayashi e de abóbora Shelper. Quando as plantas de pepino apresentarem o primeiro par de folhas definitivas será realizada a enxertia das mesmas em plantas de abóbora pela técnica de fenda cheia. Vinte dias após a enxertia estas plantas serão inoculadas com o patógeno D. bryoniae no caule do enxerto, na região da enxertia e no caule do porta- enxerto. Também serão realizadas inoculações em plantas pé- franco de cada híbrido e de abóbora Shelper. As inoculações serão realizadas empregando o método do palito, com isolados de D. bryoniae obtidos de plantas sintomáticas. As plantas serão mantidas em casa- de- vegetação, e serão realizadas avaliações da severidade da podridão gomosa em cada tratamento através da medida das dimensões das lesões da doença, obtendo-se assim a área média da lesão e pelo número de plantas mortas em cada tratamento. Será realizada a análise de variância e testes de comparações de médias dos resultados obtidos. Espera-se com este trabalho obter resultados que possam vir a contribuir para o manejo da podridão gomosa na produção integrada de pepino, com a redução de danos e de perdas provocados pelo patógeno D. bryoniae.
Palavras-chave: Cultivo protegido
Didymella bryoniae
Enxertia
Resistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4823
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marlon_vinicius_goncalves_almeida3.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)71.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.