EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4821
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DO ESTRESSE TÉRMICO SOBRE A REPRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE
Autor(es): OLIVEIRA, Marivaldo da Silva
TIBURCIO, Mateus
FERREIRA, Solange Gomes Colhado
Abstract: Objetiva-se com esta pesquisa, descrever informações, confrontar dados e elencar trabalhos publicados sobre a importância do estresse térmico que pode afetar a reprodução de bovinos de corte. Os bovinos, assim como outros mamíferos, mantém a temperatura corpórea relativamente constante independente das variações ambientais e por isso são denominados seres homeotérmicos. Para que esta homeotermia ocorra, é necessário que haja equilíbrio entre a produção (termogênese) e a perda de calor(termólise), conseguido por alterações fisiológicas, metabólicas e comportamentais, de modo a sustentar a homeostase orgânica e minimizar as consequências adversas da hipo ou hipertermia, dependendo da circunstância. Neste processo de ajuste, entretanto, as funções menos vitais ao organismo, como o desempenho (reprodução e produção), comportamento e o bem-estar podem ser atingidas quando a intensidade e a duração dos estressores ambientais excedem a capacidade compensatória dos animais geneticamente determinada. O estresse térmico ou calórico é, por tanto, a soma dos mecanismos de defesa do organismo animal em resposta a um estímulo provocado por um agente agressor ou estressor, externo ou interno, para manter a homeostase. A alta temperatura da maioria dos ambientes tropicais afeta os processos reprodutivos direta e indiretamente através do estresse térmico. Nos machos bovinos, altas temperaturas podem provocar esterilidade estival, degeneração do epitélio germinativo, abaixamento da produção de sêmen e queda da fertilidade. Nas fêmeas gera retardamento da maturidade sexual, interferência na fertilidade do óvulo e na sua implantação no útero, interrupção da prenhez, entre outros. A eficiência reprodutiva dos ruminantes nos trópicos pode ser melhorada protegendo os animais das altas temperaturas e umidade e providenciando uma alimentação adequada durante os períodos de seca, porém, deve-se dar ênfase também à tentativa de adaptação dos animais às intempéries climáticas, não somente para assegurar a reprodução das espécies, mas também para superar os níveis reprodutivos. Posto isso, busca-se especificamente denotar a influência do estresse por calor no metabolismo e consequentemente na reprodução dos bovinos tendo em vista a relevância socioeconômica da bovinocultura. A partir da técnica de leitura e da seleção e resumo dos conteúdos de interesse que serão obtidos a partir de pesquisa em bases de dados, livros, web e trabalhos publicados, se tornará viável o confrontamento de informações para que se possa chegar a conclusões demonstráveis ao leitor. Como resposta, espera-se divulgar informações relevantes que contribuam didaticamente para a comunidade acadêmica e científica e/ou para produtores e leigos que desejam obter informações de origem sobre o tema aqui abordado.
Palavras-chave: Bovinocultura
Homeotermia
Homeostase
Temperatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4821
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marivaldo_da_silva_oliveira1.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.