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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4816
Tipo: | Artigo |
Título: | PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM |
Autor(es): | ALMEIDA, Mariana de Ângelo LUCA, Laís da Silva TOURINO, Susana MELO, Willian Augusto de |
Abstract: | A Educação Permanente (EP) parte do pressuposto da aprendizagem significativa sendo contemplada nas ações do Ministério da Saúde através da portaria nº 198/GM/MS de 13 de fevereiro de 2004 a qual institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento dos profissionais da saúde. Segundo diversos autores, os processos de capacitação do pessoal da saúde devem ser estruturados a partir da problematização do processo de trabalho, visando à transformação das práticas profissionais e a organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde.O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres humanos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos para o aprendizado. Contudo, a avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Avaliar é uma atividade intrínseca e indissociável a qualquer tipo de ação que vise provocar mudanças. Neste sentido a avaliação é uma atividade constituinte da ação educativa, quer nos refiramos à avaliação do projeto educativo, avaliação do ensino ou avaliação da aprendizagem. Com o intuito de avaliar o aprendizado dos colaboradores de enfermagem relacionado às práticas de EP durante treinamento desenvolvido em um setor de clinica médica cirúrgica de um hospital privado do Noroeste do Paraná, pretende-se executar um estudo com objetivo de construir um instrumento de avaliação do aprendizado em EP. Será utilizado para este estudo um instrumento contendo questões relacionadas a feridas, técnicas de curativos, lavagem das mãos com finalidade de avaliar o aprendizado dos colaboradores de enfermagem antes e após a efetivação do treinamento. No momento anterior do treinamento, será distribuído um instrumento para avaliar o conhecimento prévio dos colaboradores de enfermagem. Após o treinamento executado, ou instrumento avaliativo será aplicado aos mesmos. Em ambos os testes não serão necessários a identificação dos colaboradores sendo preservado a identidade dos participantes e solicitado o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para o treinamento serão utilizados recursos audiovisuais onde serão exibidos os conteúdos elaborados pelos pesquisadores. Ao término do treinamento os dados serão analisados quantitativamente por meio de tabelas e gráficos identificando a eficácia do treinamento, do aprendizado e da satisfação dos colaboradores de Enfermagem proposto para EP. Através deste trabalho será avaliado o conhecimento prévio e posterior dos colaboradores de enfermagem e quão eficaz será o treinamento para os colaboradores em relação à comparação das respostas que será feita ao final do treinamento. |
Palavras-chave: | Educação permanente Avaliação Enfermagem Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4816 |
Data do documento: | 22-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mariana_de_angelo_almeida3.pdf | Trabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011) | 72.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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