EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4815
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE RISCO PARA A PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO
Autor(es): ALMEIDA, Mariana de Ângelo
LUCA, Laís da Silva
SCARDOELLI, Márcia Glaciela da Cruz
Abstract: O Diabetes mellitus (DM), por ser uma doença com elevada morbidade e mortalidade, é um dos problemas de saúde mais importantes da atualidade. É uma doença crônica que se caracteriza por uma variedade de complicações, entre as quais se destaca o pé diabético, que é considerado como sendo um problema grave e com consequências muitas vezes devastadoras diante dos resultados das ulcerações que podem implicar em amputação de dedos, pés ou pernas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o pé diabético é definido com sendo o pé de indivíduo diabético que apresenta infecção, ulceração e a destruição de tecidos profundos associados com anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica no membro inferior. Diante disso, a educação em saúde deve ter o objetivo voltado para a motivação e a habilidade dos pacientes em reconhecer os problemas e as ações a serem adotadas como medida preventiva. A diminuição das complicações depende de informações recebidas, sensibilização para mudanças no estilo de vida e desenvolvimento de habilidades para o auto cuidado. Diante desta problemática, este trabalho tem como objetivo identificar alguns fatores de risco que predispõem as complicações em extremidades inferiores de pessoas com diabetes mellitus e analisar o conhecimento acerca dos cuidados essenciais com os pés, com vistas à prevenção do pé diabético. Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, que será realizado com pessoas diabéticas cadastradas e acompanhadas pela Equipe de Saúde da Família de uma Unidade Básica de Saúde do município de Maringá- Paraná. A coleta de dados ocorrerá por meio de entrevista que será utilizado um formulário semi- estruturado, considerando os dados demográficos, estilo de vida, exame dos pés e conhecimento sobre os cuidado essenciais com os pés, sendo realizado após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido por escrito do participante voluntário. Para organização e análise dos dados, os mesmos serão codificados e digitados em uma planilha do programa Excel. Para apresentação dos mesmos, utilizará a estatística descritiva por meio de médias, desvio padrão e percentagem. Espera-se que este trabalho contribua para que os profissionais que atuam neste serviço ao identificar o conhecimento dos diabéticos sobre suas complicações estejam sempre aptos a dar uma continuidade de informações, as quais contribuirão para uma maior qualidade da assistência prestada e também mais qualidade de vida para estes pacientes.
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Pé diabético
Prevenção primária
Conduta de saúde
Conhecimentos
Atitudes e prática em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4815
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_de_angelo_almeida2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)71.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.