EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4805
Tipo: Artigo
Título: EFEITO ALELOPÁTICO DE AVEIA (Avena strigosa) E INFLUÊNCIA DO TAMANHO DE MANIVAS SOBRE O TEOR DE AMIDO NA CULTURA DA MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz)
Autor(es): ALVES JUNIOR, Manoel
VASCONCELOS, Nayara Juliana
MENEGUETTI, Cláudia Fabiane
Abstract: A cultura da mandioca apresenta grande expressão em algumas regiões do Brasil, sendo o Estado do Paraná o maior produtor. No entanto, as práticas culturais se correlacionam diretamente com a produtividade e a qualidade da cultura destinada às fecularias. Neste sentido, o projeto tem o objetivo de avaliar o efeito alelopático da palhada da aveia (Avena strigosa) sobre a germinação de plantas daninhas na cultura da mandioca cultivada sob sistema de plantio direto e a influência do tamanho das manivas no teor de amido. Para tanto, o trabalho será realizado em duas etapas, sendo a primeira constituída pelo preparo da área, o plantio da aveia e rolagem da mesma. A segunda etapa será constituída pela adubação e plantio da cultura da mandioca sobre a palhada da aveia. A variedade de mandioca utilizada será a IAC 90. Os critérios de avaliação serão a produtividade, utilizando-se como padrão o número e o peso de raízes por planta e total de cada parcela, e o teor de amido. O delineamento experimental utilizado será o de blocos ao acaso com duas repetições cada. O teste para comparação múltipla de médias adotado será o de Scott Knott. Os procedimentos estatísticos serão realizados por meio do programa computacional SAS (SAS, 1999). O experimento será conduzido na Fazenda Experimental do Cesumar (Biotec). Os resultados esperados são que os efeitos alelopáticos da aveia influenciem no controle de plantas daninhas da área, diminuindo, dessa forma, a utilização de controle químico; espera-se, ainda, que a obtenção de uma boa produtividade de raízes com alto teor de amido se correlacione com o tamanho das manivas.
Palavras-chave: Alelopatia
Aveia
Plantio direto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4805
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
manoel_alves_junior.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)76.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.