EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4804
Tipo: Artigo
Título: SABERES NECESSÁRIOS AO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ENSINO FUNDAMENTAL) PARA UMA ATUAÇÃO FUNDAMENTADA
Autor(es): BAR, Maira Vanessa
MALACARNE, Vilmar
STRIEDER, Dulce Maria
STAUB, Tatiane
Abstract: A questão da formação de professores vem,há muito tempo, sendo alvo de discussões, questionando-se, entre outras coisas,o conhecimento que o docente possui ao sair da graduação. Nesta perspectiva, a disciplina de Ciências vem sendo estudada no sentido de verificar como os recém formados estariam sendo preparados no que tange a formação teórica/prática.Tais pesquisas apontam que esta formação não estaria atingindo os objetivos traçados para a atuação e realização profissional destes professores.No que tange a Educação de Jovens e Adultos (EJA), observa-se que dificilmente os cursos de licenciaturas ofertam em sua grade curricular disciplinas que tratam desta modalidade. Assim, como afirmam Maraschin e Bellhochio(S. d.), para aqueles professores recém formados que são colocados frente a alunos da EJA, é comum o sentimento de despreparo quando precisam assumir turmas com estas características, pois não possuem uma formação específica. Frente a isso, muitas vezes estes professores iniciantes, se sentem inseguros e intimidados por estarem frente a alunos que, mais velhos que eles próprios, os coloquem em situações constrangedoras, até mesmo quando abordada uma questão aparentemente simples envolvendo o conteúdo de Ciências.É sabido que o professor deve ter domínio sobre o conteúdo que será trabalhado com os alunos (também) da EJA de forma que estes possam utilizá-los no seu cotidiano. Quando, por outro lado, o professor não possui este domínio, percebe-se que o que pode ter havido é uma formação inicial deficiente. Para Muenchen e Auler(2007) alterações na formação inicial dos professores modificariam não apenas a educação em geral, mas a EJA.No bojo desta discussão, os objetivos do projeto,que ora apresentamos, buscam analisar, através da bibliografia da área, se,para esses autores, os professores de ciências na EJA têm uma formação adequada para essa modalidade de ensino já na formação inicial ou se tais precisam,e conseguiria superar tais deficiências, em cursos deformação complementar. Busca-se também verificar se, na perspectiva dos autores selecionados, há a necessidade de mudança nas diretrizes curriculares para a formação inicial do professor, analisando também, a partir dos dados coletados das pesquisas na área, se a formação continuada atenderia às necessidades do professor diante da prática de sala de aula na EJA.A pesquisa utilizará principalmente dois instrumentos: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental.A leitura de autores que debatem o tema da Formação de Professores, em especial, do Ensino de Ciências na EJA, pretende contribuir para a construção de novas concepções sobre o tema proposto. A pesquisa documental permitirá buscar informações sobre como se estruturamos currículos dos cursos de formação dos professores que irão atuar(também) na área de ciências nesta modalidade assim como as informações que orientam os órgãos oficiais que tratam destas questões. A partir dessa pesquisa espera- se apresentar resultados significativos para enriquecer a discussão que envolve os saberes necessários para os professores do ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos para que eles possam ter uma atuação melhor fundamentada, com perspectivas para uma alfabetização científica qualificada neste nível de escolaridade.
Palavras-chave: Atuação profissional
Diretrizes curriculares
Educação de jovens e adultos
Formação inicial
Formação continuada
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4804
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maira_vanessa_bar.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)110.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.