EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4801
Tipo: Artigo
Título: O QUE FOUCAULT LEU NA LITERATURA?
Autor(es): SANTOS, Luciane dos
Abstract: Publicado em 1966, Palavras e as Coisas, de Michel Foucault, foi uma obra que tornou o autor ainda mais reconhecido. Em suas páginas,o best-seller quase que impenetravelmente trabalha reflexões e argumentações filosóficas de pensadoresdíspares como Descartes, Sade e ainda Comte. Unido a isso se combinam singulares descrições a respeito da pintura e da literatura, sendo esta última,nosso objeto da pesquisa. Logo no início do livro Palavras e as Coisas, Foucault apresenta uma citação de Jorge Luis Borges(reconhecido poeta argentino) cujo fragmento o faz discorrer e questionar em torno de,praticamente, todo o capítulo de abertura do título em questão. Foi a partir da leitura dessa descrição de ideias foucaultianas a respeito de um trecho da obra de Borges,que se iniciou a presente pesquisa. Sabe-se que em grande parte da coleção Ditos e Escritos publicada em seis volumes entre 1994 e 2001 é onde Foucault apresenta muitas pistas de suas infindáveis leituras de literatura. Roberto Machado, em seu livro Foucault,a filosofia e a literatura(2000),acaba por pontuar alguns dos autores de literatura lidos pelo filósofo aqui estudado. Dessa forma, a presente pesquisa, ainda embrionária, tem como principal objetivo fazer um levantamento meticuloso acerca das leituras de literatura de Michel Foucault, o que leu, porque leu, o que o influenciou. Posteriormente, quiçá, far-se-á um recorte de algum escritor (literário) para um andamento mais preciso da pesquisa. Para tal contaremos com uma metodologia de bases praticamente bibliográficas a respeito das obras do autor e de outrem que publicaram questões relacionadas ao filósofo e a literatura.A pesquisa não tem a intenção de tender-se para a linhada estética da recepção, porque não se pretende focar o trabalho na linha de pesquisada linguística. Destarte, como a pesquisa é bastante inicial não podemos prever resultados muito precisos, mas se intenciona neste levantamento vir a colaborar em futuras pesquisas relacionadas a Michel Foucaulte a Literatura.
Palavras-chave: Foucault
Literatura
Leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4801
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luciane_santos3.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)50.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.