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http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799
Tipo: | Artigo |
Título: | CONCEITUANDO A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL |
Autor(es): | CASTRO, Luciana Paula Vieira de MALACARNE, Vilmar |
Abstract: | A evasão escolar é um grande problema relacionado à educação brasileira e atinge todos os níveis de ensino. Entretanto, o termo evasão escolar é utilizado em vários contextos com diferentes significados. Entendendo que as diversas designações da evasão escolar é algo que obstaculiza as pesquisas sobre o tema, pretende-se estudar as diferentes conceituações encontradas para evasão escolar no Brasil. Tais variações de conceituação atrapalham na quantificação precisa dos casos, dificultam o entendimento dos motivos reais que influenciam no processo e consequentemente, constituem-se empecilho para ações efetivas de combate ao problema.Na educação básica,por exemplo,entende-se por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de frequentar a sala de aula,desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola. No Ensino Superior a situação se repete: a conceituação de evasão leva algumas Instituições de Ensino Superior (IES) a não encararem tal problema quando, por exemplo, um aluno de um curso realiza desligamento daquele curso e volta a estudarem outros cursos por meio de transferências. Nestes casos também não são considerados evasão da Universidade, já que o aluno retornou à IES. Todavia, sua vaga no curso de origem é deixada,causando prejuízos ao aluno, à família, ao professor, à IES e a toda sociedade. Assim, as diferentes designações não permitem quantificar e qualificar exatamente os casos de evasão e nem estudar as causas, buscando alternativas para superação deste problema. Para a pesquisa, será realizado um estudo denominado estado da arte, no qual serão analisa das publicações nas quais o termo evasão escolar é conceituado. Acredita-se que a compreensão das diferentes concepções sobre evasão escolar pode auxiliar no entendimento de ações institucionais e governamentais que até então,pouco tem contribuído efetivamente para a minimização da saída do estudante da escola e da Universidade. |
Palavras-chave: | Acesso e permanência na escola Conceito de evasão escolar Conceito de evasão escolar no Ensino superior |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4799 |
Data do documento: | 25-Out-2011 |
Aparece nas coleções: | VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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luciana_paula_vieira_castro1.pdf | Trabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011) | 104.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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