EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4797
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO REGIONAL DA VINHAÇA GERADA NA PRODUÇÃODE ETANOL HIDRATADO/ ANIDRO
Autor(es): THAYSE, Luana Thayse
DOBRYCHTOP, André Vítor
RIBEIRO, Rosa Maria
MASSUDA, ly Mitie
Abstract: O Brasil é o maior produtor mundial no setor sucroalcooleiro e lidera nos segmentos de etanol, sendo o Estado do Paraná, o segundo maior produtor de álcool do país, com produção, na safra 201/2011 de 1 milhão e seiscentos mil metros cúbicos de etanol caburante. A vinhaça é gerada na fabricação do etanol (álcool etílico) e a sua destinação final é impactante, se descartada sem tratamentos no meio ambiente, ou seja, em córregos, rios ou quaisquer mananciais. Para que ela possa ser corretamente utilizada, necessário se faz estudos relativos a dados de sua composição, como também a do solo e plantio onde será aplicada, para que se tenha a faixa de aplicação a mais favorável possível. O uso correto da vinhaça diretamente nos plantios de cana- de- açúcar tem sido motivo de estudos, visando melhor eficiência tanto na qualidade da cana produzida quanto a minimização da possível saturação do solo. Sabe-se que a vinhaça é rica em potássio (K) e nitrogênio (N) em grande parte das variedades encontradas em nossa região. No entanto, o levantamento dos nutrientes, relativos às variedades de cana usadas nos processos, quando da produção do etanol, é fator decisivo, pois está diretamente relacionado com a geração da vinhaça, já que existe uma relação aproximada de etanol vinhaça de 1:12 . Assim, de acordo com os nutrientes que a cultura de cana de açúcar necessita e os parâmetros existentes na vinhaça, resultar-se-á em uma aspersão adequada, o que ocasionará benefícios à cultura e equilíbrio ao meio ambiente. Assim este projeto fará um levantamento do volume gerado e dos nutrientes existentes na vinhaça, o que servirá de orientação para que se adéque sua aspersão, de acordo com as necessidades do plantio e características da vinhaça. Espera-se que com o término desta etapa, possamos ter obtido dados de produção e de caracterização da vinhaça, e ter relacionado estas caracterizações com as variedades de cana- de- açúcar usadas nos processos e que estes, possam resultar em dados para posteriores estudos.
Palavras-chave: Etanol
Geração vinhaça
Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4797
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luana_thayse_moreira.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.