EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4793
Tipo: Artigo
Título: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE PIROXICAM EM CÁPSULAS DE GEL MANIPULADAS
Autor(es): TURINI, Lorena da Silva
GONÇALVES, José Eduardo
Abstract: O consumo generalizado de medicamentos manipulados no Brasil, mesmo quando há disponibilidade da especialidade farmacêutica, deve-se a diversos fatores, tais como, a deficiência governamental em distribuir gratuitamente os medicamentos constantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e também ao fato dos preços de produtos manipulados serem inferiores ao praticado pela indústria, entre outros. Porém, a credibilidade nos produtos manipulados tem sido colocada em dúvida pela sociedade, em parte, pela ausência de um rígido controle de qualidade das matérias primas, de controle do processo da produção e produtos acabados, bem como problemas na sua reprodutibilidade. Para isso, é necessário o cumprimento das Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF): conjunto de medidas que visam assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição. O piroxicam é um antiinflamatório não- esteróide, que atua inibindo a atividade da enzima cicloxigenase, que catalisa a biossíntese das prostaglandinas e tromboxanos a partir do ácido araquidônico. O processo inflamatório consiste na resposta orgânica mais precoce diante de lesão tissular ou infecção, sendo que este processo fisiológico envolve uma ação coordenada entre o sistema imunológico e o tecido no qual ocorreu a lesão. Piroxicam é utilizado no tratamento de artrite gotosa aguda, artrite reumatóide, inflamação não reumática e osteartrite. Manipular um medicamento com qualidade não significa apenas prepará-lo na dose correta, com uniformidade, estabilidade e características organolépticas adequadas. É necessário comprovar que o mesmo apresente conformidade para tais atributos. Qualidade é um requisito básico e essencial para garantir a eficácia e segurança de qualquer medicamento. Esta comprovação se dá através do controle de qualidade. Portanto, o trabalho tem como objetivo avaliar quantitativamente o teor de piroxicam em cápsulas de diferentes farmácias de manipulação, por espectrofotometria na região UV no comprimento de onde 333 nm. Assim, serão utilizadas cápsulas de piroxicam 20 mg adquiridas em 3 diferentes farmácias de manipulação, localizadas no município de Maringá, PR. Com isso, espera-se que os resultados obtidos na determinação do teor de piroxicam das amostras permita a comparação com os valores permitidos pela Farmacopéia.
Palavras-chave: Controle de qualidade
Cápsulas de piroxicam
Farmácias de manipulação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4793
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lorena_da_silva_turini.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)77.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.