EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4792
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA HISTÓRICA DOS TRANSPLANTES DE ÓRGÃOS NAMACRORREGIÃO DO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): SOARES, Lizyanne Saldanha
MOREIRA, Estela Vidal
MELO, Willian Augusto de
Abstract: A enfermagem é atuante em todos os processos de doação- transplante, sendo capaz de atender a todas as necessidades básicas de um transplante, considerando a complexidade que esta envolve, se torna importante essa categoria estar bem treinada, capacitada e atualizada acompanhando toda e qualquer evolução tecnológica e da própria elaboração científica aprimorando, assim, as ações deste profissional. A análise de prevalência de transplantes de órgãos e tecidos em relação ao número de óbitos obtidos pelo Sistema de Informação DATASUS no território da Unidade Regional de Transplantes de Maringá nos norteia sobre como o trabalho em relação ao entendimento populacional sobre a política de doação de órgãos vem sendo efetiva. Diante disso, pretende-se analisar a prevalência de transplantes de órgãos e tecidos em relação ao número de óbitos nos anos de 2008 a 2010 na 15ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, Brasil. Os dados serão obtidos pelo Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS) na qual terá como área de abrangência todo o território da Unidade Regional de Transplantes com referência para a Macrorregião Noroeste do Paraná. As informações serão analisadas através da estatística descritiva por meio de média, mediana, desvio padrão para as variáveis quantitativas, e análise de prevalência para as variáveis relacionadas à realização de transplantes. Os resultados serão apresentados em formato de gráficos e tabelas, sendo utilizadas bases teórico- científicas para discussão e a comparação com outros estudos congêneres. Tendo em vista ao aumento de transplantes de órgãos e tecidos realizados nos últimos anos em nosso país, espera-se com este estudo, obter um diagnóstico preciso que possa mostrar a tendência e a prevalência dos transplantes de órgãos relacionando-os com a mortalidade no âmbito da macrorregião do noroeste do Paraná, subsidiando os profissionais de saúde, sobretudo, os enfermeiros para ações efetivas de propagação e conscientização da população acerca desta temática.
Palavras-chave: Transplante de órgãos
Mortalidade
Epidemiologia
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4792
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lizyanne_saldanha_soares2.pdfTrabalho apresentado na modalidade grupo de discussão no VII EPCC Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de outubro de 2011)79.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.